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Guia de lançamento: confira insights do Spotify para atrair mais público para sua música

Foto: Reprodução Internet

O caminho da música até que ela ganhe as playlists de um streaming e seja vista precisa ser trilhado com atenção. Não basta publicar a obra e esperar que ela ganhe corpo sozinha. O artista precisa planejar e criar estratégias para tornar a sua música interesse ao seu público. Pensando nisso, o Spotify separou dicas para que os artistas tomem as rédeas das suas publicações e promovam suas músicas na plataforma com mais assertividade.

1. Encontre o seu público

Saber com quem você está interagindo é fundamental. O que você está realmente tentando fazer e para quem serve? O Spotify disponibiliza recursos que facilitam bastante a compreensão do seu público: quem é e onde ele está? Basta acessar os insights do Spotify for Artist que você terá acesso a informações como idade, gênero e localização, deixando suas decisões e criações ainda mais objetivas.

2. Aumente seus seguidores

Um dos seus maiores objetivos deve ser fazer com que um novo ouvinte clique no botão “Seguir” em seu perfil de artista. Ele é conexão do artista com os fãs (e vice-versa). A dica é usar o site e perfis de mídia social para encorajar os fãs a segui-lo no Spotify. Assim, eles terão acesso a uma nova música publicada em playlists personalizadas.

3. Use outras ferramentas do Spotify

  • Além de promover para os seguidores que você já tem, existem algumas maneiras de levar sua música a mais ouvidos dentro do Spotify:
    Certifique-se de atualizar regularmente a sua Artist Pick: está na parte superior do seu perfil de artista. Ela dá o controle sobre qual música, álbum ou lista de reprodução as pessoas veem quando acessam sua página. (Dica: seu novo lançamento é uma ótima escolha).
  • Certifique-se de sempre apresentar suas músicas para análise da lista de reprodução: pelo menos uma semana antes do lançamento, lance sua próxima faixa e qualquer informação crucial sobre ela para a equipe editorial do streaming. Assim eles poderão analisar e determinar se é uma boa opção para qualquer uma das Spotify’s playlists.

4. Entenda sobre metadados

Sim, você vai precisar ficar um pouco nerd aqui, mas vai valer a pena. Metadados de música são todos os detalhes básicos que compõem um arquivo de música: nome do artista, escritor, produtor, título da música, data de lançamento, gênero, etc. Se algum deles estiver incorreto, sua equipe não receberá o crédito (e a receita ) que eles merecem. Leia mais sobre o que são metadados, por que são importantes e como verificar os fatos aqui .

5. Fique atento ao mundo

Conforme você lança seu plano promocional e começa a verificar seus números, é melhor ficar ciente do que está em alta no seu gênero, região e até mesmo ao redor do mundo. O que seus fãs estão ouvindo? Onde sua música se encaixa? Se suas faixas estão caindo em listas de reprodução, verifique os outros artistas nessas listas. Pense no que você tem em comum com eles e o que eles estão fazendo que você pode usar para envolver seu público. Quanto mais sintonizado você estiver com o cenário musical atual, melhor poderá entender seus ouvintes atuais e futuros.

6. Procure inspiração em outros artistas

Você pode se inspirar no som de uma banda, mas outro artista pode chamar sua atenção pela maneira como ele se envolve com seus fãs. Tome nota. Alguns artistas estão criando playlists do Spotify e envolvendo seus fãs no processo de curadoria, outros estão presenteando seus seguidores com mercadorias. Use esses artistas como fontes de inspiração para envolver seu público. Nossa colunista Marina Mattoso já falou sobre isso, clica aqui para ler.

7. Conecte-se com outros artistas

Não há necessidade de fazer isso sozinha, experimente e encontre criadores com ideias semelhantes perto de você e na Internet. Criar relacionamentos com outros artistas pode ser não só artisticamente frutífero, mas também uma maneira eficaz de construir sua comunidade e alcançar mais fãs.

8. Pense fora da caixa

A beleza da música digital é que ela não obedece a nenhuma regra. Você não precisa mais lançar uma música em um horário pré-determinado, ou mesmo lançar um álbum inteiro. Você pode, por exemplo, transformar seu álbum em uma lista de reprodução em constante mudança ou experimentar com realidade virtual e aumentada . Até os maiores artistas do mundo estão repensando a forma como lançam música para chamar a atenção para seu trabalho e continuar mudando a maneira como gostamos de música.

Recentemente, falamos sobre a utilização do QR Code de forma estratégica na música, saiba mais clicando aqui.

9. Educação permanente

Música e tecnologia podem ser tão inconstantes quanto seus fãs. Para se manter à frente das tendências, você precisa entender quais recursos e ferramentas estão disponíveis para ajudá-lo a compartilhar sua música com sucesso. Para isso, é preciso se manter estudando, pesquisando e atento às transformações.

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