O grupo de K-Pop CRAVITY não tem nem um ano completo de atividade, e está enfrentando sua terceira acusação de plágio. A mais recente se deve ao clipe de “My Turn”, que estreou nesta semana e está com 3,3 milhões de visualizações no YouTube.
Usuários da comunidade virtual Nate, da Coreia do Sul, têm debatido sobre as semelhanças entre o clipe de “My Turn” e o de “Boy” do grupo TREASURE. Eles fizeram várias comparações frame a frame entre os dois vídeos.
Muitos dos usuários do Nate ficaram chocados. “Não acredito que eles estão copiando de novo”, escreveu uma pessoa. “A agência precisa fazer um trabalho melhor”, escreveu outra.
As outras acusações de plágio
O grupo CRAVITY fez seu debut em abril de 2020 com o single “Break the Rules”. Já ali, foi acusado de plágio. Na mesma comunidade virtual, Nate, usuários compararam o vídeo de estreia do boygroup com a estética do EXO.
Na época, uma pessoa escreveu: “não quero culpar o grupo, só quero que sua gravadora esclareça. Não mandem ódio para o grupo”. Veja os frames comparativos:
O mesmo clipe de “Break the Rules” também gerou uma acusação de plagiar o grupo NCT 127. Aí já não se tratava mais da estética, e sim da coreografia. Muitas pessoas identificaram semelhanças demais entre a coreografia de “Break the Rules” com a do clipe de “Cherry Bomb” do NCT 127.
O grupo CRAVITY foi criado pela Startship Entertainment. Ele é composto de nove membros – Serim, Allen, Jungmo, Woobin, Wonjin, Minhee, Hyeongjun, Taeyoung e Seongmin. O CRAVITY se tornou o primeiro “rookie” de 2020 a debutar Billboard K-Pop Hot 100.
O boygroup já foi premiado em várias ocasiões neste primeiro ano de atividade – como no Melon Music Awards, no Mnet Asian Music Awards e no Asia Artist Awards.