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Gravadoras, Editoras e serviços de Streaming criam acordo para inibir a ação de falsos streams

Agentes da indústria musical criam acordo para inibir ação de 'falsos streams'

A manipulação de streams – a prática de inflacionar artificialmente as contagens de fluxo para produzir dados de streams falsos – é o problema mais importante da indústria da música no momento.

Ontem (20), uma variedade de editores de música, gravadoras, sociedades de royalties e outros grupos assinaram um código de conduta condenando streams falsos e prometendo trabalhar juntos para erradicá-los, marcando o primeiro acordo coletivo do setor sobre o assunto, de acordo com informações da Rolling Stone.

O documento levou dois anos para ser feito, em parte patrocinado pela Confederação Internacional de Editores de Música (ICMP), um grupo comercial sediado em Bruxelas que representa dezenas de editoras e associações de editores.

Ele define a manipulação de streams como a criação artificial de plays – por contas automáticas, “fazendas de robôs” humanos e outras práticas que não representam uma escuta genuína – e pede às partes envolvidas que ajudem a detectar, evitar e reduzir a manipulação de streams

Os signatários incluem as três maiores gravadoras (Sony, Warner, Universal), bem como grandes editoras como Sony/ATV e Kobalt; serviços de streaming, incluindo Amazon, Deezer e Spotify; e outros amplos grupos industriais, incluindo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), a Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) e a National Music Publishers ’Association (NMPA).

“A manipulação de streams tem sido uma infelicidade na indústria nos últimos anos, levando a fluxos de receita totalmente distorcidos e padrões de escuta totalmente distorcidos”, disse o diretor geral do ICMP, John Phelan, à Rolling Stone.

“Algo precisa ser feito sobre isso. Existe um mercado obscuro para pagamento por jogo. Mas dados precisos são cruciais para garantir que o mercado de música digital seja justo ”.

Nos últimos anos, a indústria da música tem se queixado cada vez mais de empresas que oferecem pacotes de fluxos automatizados ou de alto volume, e muitos executivos dizem que o uso desses serviços está se proliferando rapidamente.

De acordo com alguns editores, fluxos falsos podem custar ao artista até US$ 300 milhões por ano: o fundador da Hopeless Records, Louis Posen, disse à Rolling Stone nesta semana que seus colegas acreditam que “três a quatro por cento dos fluxos globais são ilegítimos” e apontou para muitos sussurros em torno da indústria de “farms e bots de clique computadorizados” inflando artificialmente as contagens de fluxo.

“Algo precisa ser feito sobre isso. Existe um mercado obscuro para pagamento por jogo ”- John Phelan do ICMP

Mas as gravadoras que buscam lucros maiores e posições de gráficos mais altas parecem ser parte do problema tanto quanto os artistas desonestos, diz a Rolling Stone.

“Há terceiros oferecendo serviços que caíram em algumas mesas de etiquetas e isso é claramente um ato ilegítimo, mesmo beirando a criminalidade”, diz Phelan.

“Não cabe à indústria da música policiar esse tipo de atividade, por isso achamos que a melhor maneira de lidar com isso é reunir os grandes jogadores para dizer que temos de lidar com isso. Estou feliz por nossos colegas estarem trabalhando juntos”, afirma.

Enquanto o código de conduta diz que os signatários concordam em trabalhar juntos para trocar melhores práticas contra a manipulação de streaming e “implementar um conjunto equilibrado de medidas e controles comercialmente razoáveis ​​que permitam a prevenção e/ou redução da manipulação de streams’  o documento não é juridicamente vinculativo e não afeta os acordos privados entre os serviços de streaming e os detentores de direitos.

A partir desse acordo, vamos verificar se as empresas irão cumprir a sua palavra e se há resultados para inibir essas ações danosas para a indústria musical.

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