Errar é humano e reconhecer o erro é importante para o crescimento e amadurecimento. E foi isso o que a gravadora do BTS, a Big Hit Entertainment, fez em nome de SUGA, um dos integrante do grupo sul-coreano.
Tanto o cantor como a gravadora receberam duras críticas após SUGA ter inserido o trecho de um discurso de Jim Jones em sua música. Jim Jones foi o líder da seita Templo do Povo e responsável pelo suicídio coletivo/assassinato em massa de mais de 900 pessoas em Jonestown, na Guiana, considerado o maior número de mortes em um só dia por um ato deliberado na história da civilização americana antes do 11 de setembro.
Jim Jones na música do SUGA
Desde o lançamento de sua nova mixtape, sob a alcunha de Agust D, SUGA e a Big Hit Entertainment vem sofrendo críticas pelo uso do trecho do discurso de Jim Jones na música “What Do You Think?”.
Em comunicado, a gravadora explicou que não tinha noção da gravidade do trecho em questão e pediu desculpas. Após a identificação da questão, a Big Hit deletou o trecho da música, reenviando a faixa para as plataformas de streaming e lojas digitais.
“A empresa seguiu seu processo interno e seguiu com o processo de verificação de conteúdo apropriado, mas não reconhecemos que esse era um sample inapropriado no processo de seleção e inspeção e foi incluído na música”, explicou a Big Hit Entertainment, em comunicado.
“Nós gostaríamos de pedir desculpas a qualquer pessoa que se machucou ou se sentiu desconfortável por causa disso. Após confirmar o problema, essa parte foi imediatamente deletada e a música foi republicada”, completou a gravadora.
Agust D
“What Do You Think?”, a faixa problemática em questão, foi lançada na mais recente mixtape de SUGA, do grupo BTS, que lançou o projeto sob a alcunha Agust D.
A mixtape chama-se “D-2” e foi lançada no dia 22 de maio com dez faixas no total.