in

Gravadora ainda não lançou “Formation” oficialmente, mas Beyoncé já está nas paradas da Billboard


Beyoncé botou “Formation” para streaming no Tidal no dia 6 deste mês, ao mesmo tempo em que liberou o clipe em sua conta no Youtube (não no VEVO). Mas sua gravadora, a Columbia, ainda não fez o lançamento oficial do single, com envio para as rádios e início das vendas nas lojas digitais. Mesmo assim, “Formation” já começa a aparecer nas paradas segmentadas da Billboard, atualizadas nesta semana.

A música nova, que ganhou uma performance controversa no Super Bowl, no dia 7, debutou em 11º lugar na parada R&B/Hip-Hop Airplay, que acompanha as execuções nas rádios. Voluntariamente, 88 estações tocaram a faixa, alcançando audiência total de 16,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos, segundo a Nielsen Music.

Essa já é a melhor estreia da Beyoncé na R&B/Hip-Hop Airplay. “Single Ladies” estreou em 20º lugar em 2008 e “Love In This Club Part II”, do Usher, com participação dela, debutou em 14º lugar. Até então, eram essas as melhores estreias de singles da cantora na parada das rádios R&B/Hip-Hop.

“Formation” também está no ranking Mainstream R&B/Hip-Hop, que combina a parada anterior com a Adult R&B Songs. Nela, o single aparece em 17º lugar. Na Hot 100, no entanto, a faixa ainda não apareceu – reflexo da falta do lançamento oficial, como explicado.