Foto: Reprodução/Facebook
in

Gravação de vídeo: confira 6 passos gerar um conteúdo de qualidade sem sair de casa

Quem está atento às evoluções das redes sociais sabe que o vídeo se tornou uma das soluções mais populares para divulgar músicas e aumentar o reconhecimento do público com um artistas. De acordo com informações do Facebook, estima-se que, até 2022, o formato vai representar 79% de todo o tráfego de dados móveis.

Com o advento da pandemia, as agendas de shows foram canceladas e com isso os conteúdos orgânicos e factuais dos artistas ficaram mais escassos. Dessa forma, criar vídeos de qualidade é de suma importância para manter os fãs por perto. Confira, então, esses 6 passos divulgados pelo Facebook – mas que valem para muitas outras redes sociais, com as melhores práticas para se gravar em casa.

1 – Antes de começar

O que vestir? Evite roupas listradas, com logomarcas aparentes, objetos que façam reflexo ou colares e acessórios que façam barulho – isso pode afetar a qualidade da imagem e do som.

Escolha o cenário: Preencha o fundo do seu local de filmagem. Vale colocar plantas, quadros na parede, objetos decorativos. Tudo isso vai deixar o ambiente mais dinâmico. Apenas tenha o cuidado de não colocar muita coisa para não poluir a imagem visualmente, o que pode tirar o foco do público.

Iluminação adequada: Se a luz estiver acima ou atrás de você, seu rosto ficará escuro e com olheiras. Não é por vaidade, mas, se você ficar de frente para uma janela ou posicionar uma iluminação na sua frente, as pessoas vão conseguir te enxergar muito melhor.

Qual o melhor enquadramento? Para uma pessoa: permaneça em frente a câmera do início ao fim da gravação. O ideal é que a câmera esteja na altura de seus olhos. Para mais de uma pessoa: o enquadramento deve ser mais aberto, para que os dois caibam no quadro. Além disso, não é problema algum conversar com seu parceiro durante a gravação, alternando entre olhar para ele e para a câmera.

Faça um roteiro: Dependendo da duração do seu vídeo, não vai ser fácil decorar tudo o que você tem a dizer. Por isso, escrever um roteiro (mesmo que em forma de bullet points) pode te ajudar a não se perder no conteúdo e a se assegurar de que falou tudo o que gostaria.

2. Orientação de imagem

As plataformas do Facebook suportam vídeos tanto na vertical quanto na horizontal. Porém, é importante que você defina a orientação antes de começar a se gravar e mantê-la até o fim do seu vídeo. Não vire o seu telefone no meio da gravação!

Foto: Reprodução/Facebook

3. Enquadramento

Ao se gravar, é uma boa ideia deixar espaço suficiente na parte superior do quadro (acima da sua cabeça). Esse “espaço livre” vai dar mais liberdade de movimento na hora de filmar e também evitar que o topo da cabeça seja cortado.

Além disso, quanto mais estável estiver o seu aparelho, mais claro será seu vídeo. Uma câmera trêmula acaba produzindo uma imagem também tremida. O ideal é que o seu celular ou notebook esteja apoiado em algum objeto fixo, plano e pesado, ou mesmo em um tripé. Cuide para que não fique torto.

Foto: Reprodução/Facebook

4. Iluminação

Luzes artificiais: as luzes de teto são ótimas para iluminar uma sala, mas não para o seu vídeo. Aqui vão alguns detalhes a se observar:

  • Tente não ficar diretamente abaixo da fonte de luz, porque isso faz com que o seu rosto fique com muitas sombras.
  • Use uma lâmpada de mesa quando necessário, posicionando-a de preferência na altura de seu rosto. Quanto mais longe a lâmpada do personagem, mais difusa (ou “suave”) será a luz.
Foto: Reprodução/Facebook

Luz natural: use o Sol e a luz natural a seu favor! Fique de frente para a fonte natural de luz e sua gravação ficará vibrante e bem iluminada. Algumas cortinas servem como difusores de luz: caso o Sol esteja batendo diretamente em você, usar uma cortina como filtro, deixando a luz menos marcada pode ser uma solução.

5. Áudio

Estar perto do microfone significa que ele vai captar melhor a sua voz. Certifique-se, então, de que ele esteja perto o suficiente de quem vai falar – ou seja, não longe, mas também não perto demais para o som não estourar. Teste o áudio mais de uma vez, se for preciso. Grave e assista a sua gravação para checar a qualidade antes de começar para valer. Se você tiver um microfone externo, ele deverá ser posicionado na direção de sua boca.

Além disso, se quiser gravar o áudio separado do vídeo, uma opção é usar a câmera de um segundo celular, além do que vai ser usado para o seu vídeo. Nesse caso, uma sugestão é tampar a lente e filmar tudo escuro, para assim capturar apenas o áudio com o microfone conectado ao aparelho. Lembre-se também de bater uma palma após apertar o REC nos aparelhos, assim fica mais fácil de sincronizar o áudio e a imagem na pós-produção.

Garanta que você está gravando em um espaço silencioso. Desligue todos os aparelhos à sua volta. Ativar o “modo avião” do celular é uma ótima ideia para não atrapalhar sua filmagem. Espaços pequenos podem ser uma opção melhor de local para sua gravação, já que quartos muito grandes podem gerar eco. Carpetes ou tapetes grandes no chão também podem ajudar a diminuir a reverberação do som e melhorar a qualidade da gravação.

DICA: utilize fones de ouvido diretamente conectados no celular ou notebook. Você pode aproveitar o microfone deles e o resultado tende a ser melhor!

6. Gravando

É hora de começar! Siga esse último passo a passo para tirar o melhor da filmagem:

  • Depois de apertar o REC, espere 2 segundos para começar a falar;
  • Certifique-se de que o seu fone e celular estejam conectados e funcionando corretamente. Tente falar de forma clara e não muito baixo. Fique perto do microfone. Novamente: ele deve estar próximo a sua boca. Seja confiante;
  • É super normal errar durante a gravação. Sempre que isso acontecer, tente parar a gravação e começar novamente em um novo clipe;
  • Após terminar a filmagem, espere mais 2 segundos para apertar o STOP;
  • Se for necessário, edite o seu vídeo antes de fazer upload no Facebook ou Instagram.

Escrito por Rafa Ventura

Surpresa! Selena Gomez vai lançar single "De Una Vez"

Selena Gomez é a artista feminina com a melhor estréia de hit solo em espanhol do Spotify

2021 será um ano agitado na música latina; confira os destaques da semana