in , ,

Academia do Grammy Latino relembra legado de Rita Lee: “Artista visionária”

A cantora faleceu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos

Rita Lee será homenageada no Grammy Latino | Foto: Guilherme Samora/ Divulgação

Os brasileiros amanheceram de luto nesta terça-feira (9) com a notícia de que a cantora Rita Lee, uma das expoentes do rock nacional, faleceu em sua casa aos 75 anos na noite desta segunda (8). Em meio às homenagens, Manuel Abud, CEO da Academia Latina de Gravação do Grammy, também deixou suas condolências aos amigos e familiares da artista.

Carreira também no cinema: 5 filmes com Rita Lee no elenco
(Foto: Divulgação)

LEIA MAIS:

Através de uma publicação nas redes sociais, o Grammy Latino destacou o legado da cantora, relembrando todo o seu sucesso e importância na história da música nacional. “Rita Lee foi uma artista visionária e uma das cantoras-compositoras de maior sucesso na história musical brasileira”, começou a nota.

“Ganhadora do Latin GRAMMY e indicada em múltiplas ocasiões, a “rainha do rock brasileiro” desencadeou o movimento Tropicália com os grupos Os Mutantes e Tutti Frutti.Após embarcar em uma carreira solo, ela gravou vários álbuns – incluindo seu lendário LP de 1979 “Rita Lee”, que a catapultaram para o sucesso em massa e nos deu clássicos como “Mania De Você”, “Lança Perfume” e “Caso Sério”. Além de uma longa lista de shows com ingressos esgotados e gravações ao vivo e acústicas, em 2015 ela celebrou sua monumental carreira com uma coleção de CDs e uma autobiografia. Mais recentemente, recebeu o Prêmio à Excelência Musical de A Academia Latina da Gravação de 2022. Nossas sinceras condolências à família, amigos e todos os amantes de sua música. Descanse em paz, Rita Lee!”, escreveu Manuel Abud.

Vale destacar que Rita Lee foi homenageada pelo Grammy Latino em novembro do ano passado! Durante a cerimônia que aconteceu em Las Vegas, a cantora recebeu o “Lifetime Achievement Award”, um reconhecimento pelo conjunto de sua obra e carreira.

Na ocasião, Aloysio Reis, empresário e conselheiro do Grammy Latino, e a cantora Giulia Be foram os responsáveis pela homenagem que revisitou toda a trajetória da artista com imagens exibidas durante a cerimônia.

Além disso, Rita Lee ainda teve sua rica discografia interpretada por nomes da nova geração no programa “Acoustic Sessions 2022” da Academia. Agnes Nunes, Giulia Be, Luísa Sonza , Manu Gavassi e Paula Lima foram os nomes responsáveis pela homenagem.

A cantora que já foi indicada sete vezes ao Grammy Latino, tendo conquistado o troféu de  “Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa” com o projeto “3001”, em 2001, lutava contra um câncer de pulmão desde 2021, vinha fazendo tratamentos contra a doença, mas faleceu nesta segunda-feira (8).

O velório de Rita será aberto ao público nesta quarta-feira (10), no Planetário do Parque Ibirapuera, das 10h às 17h. O corpo da cantora será cremado.