A 67ª edição do Grammy Awards está prevista para acontecer em 2 de fevereiro de 2025, e são muitas as expectativas em torno de quais artistas serão os novos Grammy winners. A revelação dos indicados, porém, ainda não aconteceu – o que está marcado para o próximo dia 8 de novembro. Algo que vira e mexe é passível de dúvida entre aqueles que acompanham a premiação é: como funciona o processo de escolha dos indicados às categorias? Entenda agora!
LEIA MAIS:
- Indicada ao Latin Grammy, Luísa Sonza defende Chico: A melhor música que já fiz
- Numanice, Pabllo Vittar e mais entre os esnobados do Grammy Latino 2024!
- Anitta, IZA, Jão, Gloria Groove, Ludmilla, Luísa Sonza e mais são indicados ao Grammy Latino; veja a lista completa!
- Quanto custa para submeter uma música ou um álbum ao Grammy?
Para que um artista tenha uma obra avaliada pela Academia do Grammy, são muitos critérios. Um dos mais basilares é estar dentro do período de elegibilidade, ou seja, a obra musical com a qual se pretende arrematar uma ou mais indicações precisa ter sido lançada entre 16 de setembro de 2023 e 30 de agosto de 2024. Isso levando-se em consideração a edição de 2025.
Respeitar esse período de datas é fundamental, mas não é tudo. As obras musicais precisam ser formalmente submetidas às categorias da premiação, processo esse que é feito geralmente pelas gravadoras dos artistas e agências. Nessa etapa, há também um período a ser respeitado – nesse caso, aqui, de 17 de julho de 2024 a 30 de agosto de 2024.
Depois, é feita uma avaliação minuciosa pela equipe do Grammy para averiguar se as obras musicais submetidas realmente estão elegíveis e se estão enquadradas nas categorias mais apropriadas para elas. A primeira etapa de votação para definir os indicados ao Grammy 2025 começa no próximo dia 4 de outubro, se estendendo até o dia 15.
A Academia do Grammy é composta por agentes da indústria musical, tais como artistas, compositores, produtores, engenheiros de som, instrumentistas e por aí vai, e, a fim de aprimorar o processo de decisão, os votantes decidem apenas dentro do escopo de suas áreas de expertise.
A partir daí, então, são decretados os 5 finalistas indicados por categoria, exceto nas categorias do chamado ‘Big Four’ – termo utilizado para se referir ao bloco das quatro principais categorias da honraria. Em “Álbum do Ano”, “Música do Ano”, “Gravação do Ano” e “Artista Revelação”, temos 8 indicados finalistas na disputa.
A revelação dos indicados ao Grammy 2025 ocorre em 8 de novembro, através do site oficial da premiação e nas redes sociais. Já a cerimônia está prevista para 2 de fevereiro, nos Estados Unidos.