Houve uma grande expectativa para que o Grammy Awards quebrasse um hiato de 25 anos sem que uma artista feminina preta saísse vitoriosa da categoria “Album Of The Year”, desta vez premiando SZA pelo aclamado “SOS” (2022). No entanto, quem arrematou o gramofone mais concorrido da premiação, neste domingo (4), foi Taylor Swift, conhecida por ser uma das queridinhas da Academia. Com o troféu em mãos, ela se tornou a única artista da história a levar o título quatro vezes. Relembre as outras!
LEIA MAIS:
- Reação de Olivia Rodrigo com Dua Lipa chama atenção no Grammy 2024; assista!
- Jay-Z critica Academia do Grammy e cita Beyoncé ao receber prêmio; veja o discurso!
- Grammy 2024: Assista todas as performances da premiação
“Midnights” (2022) – Grammy 2024
Neste ano, Taylor era uma das artistas mais indicadas ao prêmio, em 7 categorias. Há meses, ela e SZA vinham se revezando nas apostas dos principais veículos de imprensa internacionais para arrematar o troféu de maior prestígio da honraria.
Apesar de não ter sido o disco mais elogiado de sua carreira, nem pelos fãs e nem pela crítica, foi na era do “Midnights” que a pop star garantiu os feitos mais impressionantes de sua carreira. Ela se tornou dona da maior bilheteria de shows da história com a apoteótica “The Eras Tour” – que continua em 2024 – e entrou para o clube dos bilionários com receita proveniente apenas da música.
Ainda que não tivesse faturado o gramofone de “Album Of The Year”, a voz de “Anti-Hero” não teria saído da cerimônia de mãos abanando. A loirinha também levou a melhor em “Best Pop Vocal Album”, além de que Jack Antonoff, seu maior parceiro de produção do disco, arrematou o prêmio de “Produtor do Ano, Não-Clássico”.
Best believe @taylorswift13 is a four-time Album Of The Year winner: https://t.co/OuKk34l332 #GRAMMYs pic.twitter.com/xJ0wvknPdl
— Recording Academy / GRAMMYs (@RecordingAcad) February 5, 2024
“folklore” (2020) – Grammy 2021
Com um disco de folk, diferente de tudo o que a cantora já havia feito até então, ela levou para casa o gramofone de “Álbum do Ano” pela terceira vez. O aclamado “folklore”, lançado em um dos momentos mais críticos da pandemia, desbancou projetos como “Future Nostalgia”, de Dua Lipa e “Everyday Life”, do Coldplay.
LEIA MAIS:
- No Grammy 2024, Taylor Swift anuncia novo álbum: THE TORTURED POETS DEPARTMENT
- Grammy 2024: Quem é Killer Mike, rapper preso após ganhar 3 categorias
- Drake critica os resultados de hip-hop no Grammy: Essa cerimônia não representa nada
“1989” (2014) – Grammy 2016
Em 2014, Swift migrou de vez do country para o pop com o exitoso “1989”, que veio recheado de hits como “Blank Space” e “Bad Blood”. O compilado, que consolidou Taylor como uma das maiores artistas pop de nossa geração, levou a melhor sobre projetos de The Weeknd e Kendrick Lamar.
“Fearless” (2008) – Grammy 2010
2010 foi um ano de ouro para a música pop, ano em que Beyoncé e Lady Gaga pleiteavam o gramofone de “Album Of The Year” pelos icônicos “I Am… Sasha Fierce” e “The Fame”, respectivamente. Ainda assim, não teve para ninguém! Garantindo uma vitória na categoria pela primeira vez, quem venceu foi Taylor com o “Fearless”, segundo disco de sua carreira, quando seu som ainda era predominantemente country.