Com 19 anos a serem completados em dezembro, a cantora e compositora Billie Eilish pode entrar para a lista das maiores vencedoras do Grammy Awards no ano que vem. Ela está indicada em quatro categorias, incluindo Música do Ano e Gravação do Ano. Caso vença as quatro, seu total de troféus subirá para nove – o suficiente para cravar lugar no ranking histórico.
Alison Krauss é a mulher que mais ganhou Grammys em toda a história – um total de 27. Beyoncé aparece em 2º lugar, com 24 troféus, também com potencial de quebrar recorde neste ano.
Confira a lista completa de maiores vencedoras do Grammy Awards:
27 troféus – Alison Krauss
24 troféus – Beyoncé
18 troféus – Aretha Franklin
15 troféus – Adele, Alicia Keys
13 troféus – Ella Fitzgerald, Emmylou Harris, Leontyne Price
12 troféus – CeCe Winans
11 troféus – Lady Gaga, Shirley Caesar
10 troféus – Chaka Khan, Bonnie Raitt, Linda Ronstadt, Taylor Swift
9 troféus – Cheryl Bentyne, Mary J. Blige, Natalie Cole, Sheryl Crow, Margaret Hillis, Norah Jones, Dolly Parton, Rihanna, Hillary Scott, Janis Siegel
Histórico da Billie Eilish no Grammy Awards
É importante destacar que Billie Eilish ganhou cinco Grammys de uma vez neste ano – na primeira vez que concorreu na premiação. Ela levou os troféus mais importantes – Artista Revelação, Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano, além de Melhor Álbum Pop Vocal.
Ela se tornou a artista mais jovem da história a ganhar o Gramy de Álbum do Ano, com apenas 18 anos. Ela saiu vitoriosa com “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”, seu álbum de estreia, que foi o mais vendido de 2019 nos Estados Unidos. Ele já foi certificado como 3x platina no país.
Desta vez, Billie Eilish concorre com singles avulsos. Sua música “Everything I Wanted” recebeu três indicações ao Grammy 2021 (Gravação do Ano, Música do Ano, e Melhor Performance Pop Solo) e a música “No Time To Die”, do filme do James Bond, foi nomeada na categoria Melhor Música Escrita para Mídia Visual.