Grammy 2020: entenda por que Lady Gaga ficou de fora de Álbum do Ano
(Foto: Reprodução / Instagram @ladygaga)
in ,

Grammy 2020: entenda por que Lady Gaga ficou de fora de Álbum do Ano

Cantora era um nome cotado pelo trabalho apresentado no “Chromatica”.

Lady Gaga recebeu duas indicações ao Grammy 2021. Ela concorre como Melhor Álbum Pop Vocal por “Chromatica” e como Melhor Performance Pop de Dupla ou Grupo por “Rain On Me” com Ariana Grande. A popstar ficou de fora das principais categorias – como Álbum do Ano, que traz oito nomeados no total.

Uma possível explicação vem de uma matéria do jornal Los Angeles Times, publicada em setembro. Na ocasião, o veículo disse que só haveria espaço para um disco de “dance music” na categoria principal do Grammy. A vaga seria ocupada ou por Lady Gaga com “Chromatica” ou por Dua Lipa com “Future Nostalgia”. Deu Dua Lipa, embora os méritos de ambos fossem reconhecidos pelos membros votantes da Academia.

Lady Gaga em foto excêntrica
Foto: Divulgação

“Em um ano em que fãs de dance music não tinham onde dançar, Lady Gaga e Dua Lipa fizeram excelentes projetos inspirados em clubes, que equilibraram batidas fortes e composições clássicas. Espere que uma delas consiga uma vaga em Álbum do Ano, mas não ambas”, publicou o Los Angeles Times.

Academia buscou por diversidade nesta edição do Grammy

Vale destacar que o presidente interino e CEO da Academia da Gravação, Harvey Mason Jr., abriu a live de anúncio dos indicados, na terça (24/11), dizendo que a lista havia sido montada com o ideal de diversidade e representatividade. Desta maneira, dos oito álbuns indicados à categoria Álbum do Ano, os estilos musicais pouco se repetem.

“Chilombo”, da Jhené Aiko, é classificado como R&B. “Black Pumas”, da banda homônima, é de soul. “Everyday Life”, do Coldplay, pop rock. “Djesse Vol. 3”, do Jacob Collier, também é de R&B/soul. “Women In Music Pt. III”, do Haim, é um indie pop. “Hollywood’s Bleeding”, do Post Malone, é hip-hop. “Folklore”, da Taylor Swit, é folk. E a ‘dance music’ foi representada por Dua Lipa.

Grammy 2020: entenda por que Lady Gaga ficou de fora de Álbum do Ano
Dua Lipa levou a melhor na corrida pela cota de “dance music” no Grammy Awards 2021 (Fotos: Divulgação)

Dua Lipa é uma das artistas mais indicadas à próxima edição do Grammy. Ela recebeu seis nomeações, ficando atrás apenas de Beyoncé, com nove. O reconhecimento em outras categorias fortaleceu sua campanha na corrida pelo Álbum do Ano. Dua também concorre em Gravação do Ano, Música do Ano, Melhor Performance Pop Solo, Melhor Performance Pop de Dupla ou Grupo e Melhor Álbum Pop Vocal.

Escrito por Leonardo Torres

“Bandida”: tudo sobre single e clipe de Pabllo Vittar com Pocah

“RBD de armário”: por que Christian está chamando Poncho assim?