A Secretaria de Cultura e Economia Criativa anunciou nesta sexta-feira (16) que espaços e atividades culturais do Estado de São Paulo voltam a funcionar a partir de sábado (24). Segundo o órgão, a medida foi possível graças à implantação da fase de transição do “Plano São Paulo”, anunciado hoje.
Nesta fase transitória, podem funcionar museus, salas de espetáculo, teatros e cinemas, desde que respeitados os protocolos como o controle de acesso, público sentado e assentos marcados. O limite de ocupação não pode ultrapassar 25% da capacidade total dos estabelecimentos e o horário de funcionamento fica reduzido das 11h às 19h. Atividades e transmissões online e filmagens continuam liberadas.
“A fase de transição é necessária para que possamos dar passos seguros adiante sem o risco de retroceder. O apoio da população nesse novo momento da pandemia continua sendo fundamental. Não é hora de baixarmos a guarda”, afirmou Rodrigo Garcia, Vice-Governador e Secretário de Governo .
Ainda segundo o comunicado da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o toque de recolher fica mantido das 20h às 5h e as novas regras valem para todo o Estado. A decisão do governo foi possível em função da constatação de queda na taxa de internações por covid-19, em torno de 85% nas UTIs.
Em tempo…
O Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciou a atualização do Plano São Paulo, com início da fase de transição para todo Estado até o dia 2 de maio. Nas últimas semanas, os indicadores da saúde apresentaram uma redução progressiva, com queda nas internações e diminuição da ocupação hospitalar, o que permitiu o avanço para retomada gradativa e consciente das atividades não essenciais.
A nova fase de flexibilização da quarentena, entre a vermelha e a laranja, também autorizou a abertura de comércios e atividades religiosas em horários reduzidos de funcionamento a partir deste domingo (18). Com a mudança, shoppings e lojas de rua, que só eram autorizadas a abrir a partir da fase laranja, vão poder operar já neste final de semana. No próximo sábado (24), poderão voltar a operar restaurantes, salões de beleza, academias e parques.