A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo divulgou, nesta terça-feira (9), o início do processo para indicação de especialistas em cada segmento cultural para atuarem no Programa de Ação Cultural – ProAC Expresso Editais 2021.
As designações podem ser feitas por entidades artísticas de todas as regiões do Estado de São Paulo. Vale ressaltar que, neste caso, “entidades artísticas” são pessoas jurídicas sem fins lucrativos que realizem atividades ou representem segmentos da área cultural e artística. As inscrições podem ser feitas clicando aqui e serão recebidas até o dia 29 de março.
Cada entidade poderá indicar até dois especialistas por segmento ou subitem de segmento do ProAC Expresso Editais 2021. Confira as áreas relacionadas no formulário:
1) Artes Visuais
a) Produção
b) Circulação
c) Licenciamento
2) Museus
3) Literatura
a) Ficção
b) Não-Ficção
c) Poesia
d) Incentivo à Leitura
e) Histórias em Quadrinhos
4) Música
a) Produção
b) Circulação
c) Licenciamento
5) Teatro
a) Produção
b) Circulação
c) Licenciamento
6) Público Infanto-Juvenil
a) Produção
b) Circulação
c) Licenciamento
7) Dança
a) Produção
b) Circulação
c) Licenciamento
8) Circo
a) Produção
b) Circulação
c) Licenciamento
9) Cultura Negra
10) Hip Hop
11) Cultura Popular, Caiçara, Indígena e Quilombola
12) Cultura Urbana
13) Cultura LGBTQI+
14) Espaços Culturais
15) Audiovisual
a) Produção
b) Desenvolvimento
c) Finalização
d) Distribuição
e) Licenciamento
f) Curtas
g) Games
h) AR/VR (Realidade Aumentada e Virtual)
16) Ações Culturais Locais no Interior ou em Comunidades
17) Projetos Relacionados ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 22
Sobre o ProAC
ProAC Expresso Editais é um programa de investimento direto do Estado em projetos culturais através de concursos regulamentados na forma de editais. Cada edital é direcionado a um determinado segmento artístico e/ou cultural. Contém a definição do objeto, prazo de inscrição, número de projetos que serão selecionados, o valor limite a ser concedido por projeto, a documentação necessária para inscrição, entre outras informações. Os projetos selecionados recebem recursos financeiros diretamente da Secretaria para serem executados, não havendo necessidade de procurar patrocinadores.