A edição 2020 do MTV Video Music Award (VMA) será realizada no Barclays Center, em Nova York, no dia 30 de agosto. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (29) pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo. Caso a premiação aconteça mesmo como previsto, será uma das poucas, junto ao Emmy, a não ter sua data afetada pela pandemia do coronavírus.
Cuomo disse que deu o sinal verde para realização do evento depois de revisar os planos da MTV para a implementação de medidas de prevenção contra a Covid-19. Ele não deu muitos detalhes sobre quais medidas seriam essas, mas adiantou que o evento terá “uma plateia limitada, ou inexistente”. A decisão final vai depender da evolução da pandemia até a data.
Normalmente, as premiações americanas reúnem um grande número de artistas, convidados, além de equipe de palco e outros profissionais. Por causa disso, a maioria desses eventos foram adiados ou fizeram versões online.
A cidade de Nova York chegou a ser uma das áreas mais atingidas pelo coronavírus nos Estados Unidos. Contudo, o número de vítimas vem caindo e, aos poucos, a cidade vem flexibilizando algumas restrições.
MTV tinha esperanças
Em maio, a MTV já havia demonstrado interesse em manter a realização do evento no dia 30 de agosto. Em entrevista à Billboard, um porta-voz falou sobre os planos da emissora.
“Estamos explorando com autoridades governamentais, a comunidade médica e as principais partes interessadas sobre como realizar com segurança as VMAs de 2020 no Barclays Center no dia 30 de agosto. A saúde de todos os envolvidos continua sendo nossa prioridade número um. Além disso, estamos trabalhando em vários planos de contingência para levar a maior noite da música ao público em todos os lugares“.
A premiação
O MTV Video Music Awards acontece anualmente desde 1984 e se tornou uma das premiações mais importantes da música.
No ano passado, os grandes vencedores foram Taylor Swift, com o clipe do ano (“You Need to Calm Down”), Ariana Grande (artista do ano), Billie Eilish (melhor revelação) e Lil Nas X, com a música do ano, “Old Town Road”.
As estatuetas entregues aos vencedores são conhecidas como “Moonman” (Homem da Lua).
A cantora Beyoncé é a maior vencedora da história do VMA, com 27 prêmios ganhos. Antes dela, Madonna era a maior vencedora da premiação, com 21 estatuetas – seu recorde foi quebrado em 2016.
Tradicionalmente, Os VMAs apresentam performances ao vivo das maiores estrelas da música. Algumas delas ficam eternizadas nas memórias dos fãs, como o beijo de Madonna com Britney Spears e Christina Aguilera, por exemplo.