Álbum "Gorillaz" completa 20 anos, conheça a sua influência na indústria musical
Foto: Gorillaz/Divulgação
in

Gorillaz celebra 20 anos do primeiro álbum; relembre sucessos

O álbum “Gorillaz” estreou em 26 de março de 2001, deixando um legado importante para o mercado musical

Enquanto o virtual começava a ganhar força na indústria musical, uma banda apostava nesse cenário: Gorillaz. Hoje, dia 26 de março, completam 20 anos desde que quatro estranhos se juntaram para conquistar o título de maior banda virtual do mundo com o lançamento de seu álbum de estreia epônimo “Gorillaz” em 26 de março de 2001, deixando um legado importante para o mercado musical.

Criada pelo músico Damon Albarn, o artista Jamie Hewlett, o cantor 2D, o baixista Murdoc Niccals, o baterista Russel Hobbs e o prodígio guitarrista japonês Noodle foram formados após uma colisão de contratempos, encontros e pura sorte para fazer sucesso em um mundo pré-digital com suas histórias de fundo coloridas e formas virtuais inovadoras.

Baseada no Kong Studios em West London, a banda se estabeleceu em uma vida de inovações musicais com uma lista de colaboradores de encher os olhos d’água, que incluem lendas musicais, gênios e futuras estrelas de Elton John à Little Simz, MF Doom a Jean-Michel Jarre, Grace Jones a Slowthai, Kali Uchis a Sidiki Diabaté, além de muitos outros.

 

Comemoração 20 anos do álbum “Gorillaz”

Em comemoração às duas décadas gloriosas de Gorillaz, 2021 verá a emocionante chegada de uma coleção totalmente nova da G Foot, a linha própria de roupas da banda, relançada para comemorar os 20 anos do estilo único dos Gorillaz, de acordo com o comunicado da Warner Music. A banda fará mais uma parceria com o Superplastic para uma série de brinquedos de edições limitadas e digitais colecionáveis com 2D, Murdoc, Noodle e Russel realizados em toda sua glória de vinil.

E ainda este ano, a banda lançará o primeiro da aguardada série de relançamentos de álbuns, começando com “Gorillaz”, o álbum de estúdio que começou tudo. O sótão do Kong Studios é um tesouro virtual de coisas efêmeras do Gorillaz, uma lata de biscoito gigante de ideias antigas, momentos musicais de mergulhos profundos, demos, primeiros desenhos e memórias dos Gorillaz nunca vistas ou ouvidas antes. Murdoc Niccals, inspirado pela sua heroína Marie Kondo, vai enfrentar aquele sótão com a promessa de despertar alegria no coração dos fãs de todo mundo com um lançamento físico muito especial apresentando uma abundância de jóias desclassificadas. Mais detalhes serão anunciados em breve.

Com sete álbuns em seu nome, “Gorillaz” (2001), “Demon Days” (2005), “Plastic Beach” (2010), “The Fall” (2011), “Humanz” (2017), “The Now Now” (2018) e “Song Machine: Season One – Strange Timez” (2020), Gorillaz é um verdadeiro fenômeno global, alcançando sucesso de formas completamente novas e únicas, em turnê pelo mundo de San Diego à Síria, de Montevidéu à Manchester e ganhando diversos prêmios, incluindo o cobiçado Jim Henson Creativity Honor. Além disso, deixa um legado importante sobre estratégia e planejamento atemporais para a música.

Escrito por Láisa Naiane

‘BBB 21’: Arthur pede música de Projota na abertura da Festa do Líder; descubra o tema!

TAKEDOWN

Francinne está mais forte e pop do que nunca em “Takedown”