in

Google X Amazon: as smart speakers mais vendidas do mundo

Estudo revela que o mercado brasileiro para assistentes inteligentes tem potencial para crescer 23% até 2025

Fotos: Divulgação

Impulsionados pela pandemia, com foco na otimização da rotina de home office e no aumento exponencial do consumo de áudio no país, as assistentes virtuais acopladas às caixinhas de som passaram a cumprir funções fundamentais.

Além de tocar as músicas e podcasts favoritos com alta qualidade, as smart speakers podem ligar e desligar as luzes, trancar portas, explicar como fazer pequenos consertos, além de avisar sobre as condições climáticas, informar as horas e ajudar a fazer a lista de compras. ​

De acordo com uma pesquisa revelada pela Statista, empresa de consultoria alemã, o mercado brasileiro para assistentes inteligentes tem potencial para crescer 23% até 2025. A empresa também revela que o mercado que há 5 anos era dominado pela Amazon, com a Alexa, hoje tem concorrência direta com a chegada do Google e outros dispositivos.

Mercado

A indústria está se expandindo rapidamente, com receitas de mercado estimadas em 15,6 bilhões de dólares até 2020 e projeções de receita de mercado de 35,5 bilhões em 2025. Os dois fornecedores mais populares no mercado de caixas de som inteligentes são Echo/Alexa (Amazon) e o Google Home/Google Assistant, seguidos por marcas menores como Alibaba, Xiaomi e Apple, que estreou no início de 2018 e está tentando se atualizar no jogo. Os Estados Unidos ainda são o maior mercado do mundo, seguidos da China.

Confira os assistentes pessoais mais vendidos do mundo por país:

Foto: Reprodução/Statista

Conheça os lançamentos das duas marcas de smart speakers mais vendidas do mundo:

Nest Audio – Google Home

O Google anunciou, no começo do mês de abril/21, a chegada ao Brasil do Google Nest Audio, sua caixa de som inteligente com Google Assistente integrado. Ela foi desenvolvida especialmente para os amantes da música e projetada para reproduzir músicas, podcasts e outros tipos de áudios.

O Nest Audio foi criado por uma equipe de especialistas em áudio que inclui músicos, produtores musicais, designers de som e especialistas em machine learning. Juntos, eles investiram mais de 500 horas de ajustes para garantir o melhor equilíbrio entre graves, médios e agudos, a fim de oferecer um som encorpado, claro e natural.

“O nosso objetivo é garantir que o Nest Audio seja fiel à sonoridade idealizada pelo artista no momento em que gravou a música no estúdio”, explica Maia Mau, Head de Marketing de Hardware do Google para a América Latina.

O POPline.Biz é Mundo da Música foi convidado pela marca para conhecer a experiência de áudio do aparelho e pode comprovar a qualidade do som aplicado, além da agilidade e pronta resposta do dispositivo para os comandos de voz. A caixa de som possibilita que o usuário toque a sua playlist favorita ou artista preferido com apenas um comando de voz.

Ex. “Ok, Google, tocar Iza”. Prontamente o aparelho conecta-se à sua conta (cadastrada previamente) de uma plataforma de stream, e começa a reproduzir a música do artista solicitado.

Para oferecer vocais nítidos e graves poderosos, o Nest Audio possui um tweeter de 19mm para cobertura consistente de alta frequência e um mid-woofer de 75 mm que destaca os graves. Os vocais têm profundidade, o que possibilita que o Nest Audio execute bem todos os gêneros musicais: clássico, R&B, pop, entre outros.

Além disso, o recurso Media EQ permite que o alto-falante se afine sozinho de acordo com o que o usuário está escutando: música, podcast, audiolivro ou até uma resposta dada pelo Google Assistente. Já o Ambient IQ faz com que o Nest Audio ajuste o volume do Assistente com base nos ruídos de fundo da casa. Ou seja, dá para ouvir a previsão do tempo mesmo que a máquina de lavar esteja ligada.

Vale lembrar que o assistente do Google também se destaca pela interação com outros serviços da própria empresa, como Gmail e Agenda, podendo realizar comandos mais específicos.

Este é o segundo dispositivo da linha Nest a desembarcar no país, já se encontra à venda nos principais varejistas por R$ 849,00. O lançamento vem com uma oferta especial: quem comprar o produto pode ganhar até 3 meses gratuitos de YouTube Premium, para curtir suas músicas favoritas sem anúncios no Nest Audio.

Nest Audio, da Google, e a Echo, da Amazon | Fotos: Divulgação

Echo – Amazon

A Amazon anunciou no final de 2020 sua nova linha de dispositivos Echo, com designs completamente novos, qualidade de som superior, hardware mais poderoso, e experiências que fazem a Alexa ser ainda mais inteligente e útil a cada dia.

A nova geração Echo vem com design completamente novo e com o anel brilhante de LED na base da esfera, além de já vir com o som significativamente melhor graças ao woofer de 3 polegadas, dois tweeters e processamento Dolby – que entrega som estéreo com agudos altos, médios dinâmicos e graves profundos.

Além disso, o aparelho automaticamente se adapta à acústica do seu ambiente e ajusta o áudio – basta pedir para ouvir sua música favorita que o som detalhado e de alta qualidade vai automaticamente se adaptar ao seu espaço. Pela primeira vez, o Echo vem com um hub integrado de casa inteligente compatível com Zigbee e Bluetooth de baixa energia.

O preço sugerido do Echo é R$749 e está disponível nas cores preta, branca e azul.

Quer saber mais detalhes sobre as novidades tecnológicas e ver notícias sobre lançamentos de áudio por aqui? Conta para a gente nos comentários das nossas redes sociais: Instagram | LinkedIn.

Aviso de ética: O POPline.Biz é Mundo da Música é um veículo jornalístico imparcial que tem compromisso com a diversidade e o equilíbrio dos pontos de vista dentro das matérias. Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou para que este conteúdo fosse desenvolvido. O produto citado e usado para experiência foi enviado via presskit, sem nenhum compromisso ou obrigatoriedade de publicação.