Fotos: Divulgação
in

Google X Amazon: as smart speakers mais vendidas do mundo

Estudo revela que o mercado brasileiro para assistentes inteligentes tem potencial para crescer 23% até 2025

Impulsionados pela pandemia, com foco na otimização da rotina de home office e no aumento exponencial do consumo de áudio no país, as assistentes virtuais acopladas às caixinhas de som passaram a cumprir funções fundamentais.

Além de tocar as músicas e podcasts favoritos com alta qualidade, as smart speakers podem ligar e desligar as luzes, trancar portas, explicar como fazer pequenos consertos, além de avisar sobre as condições climáticas, informar as horas e ajudar a fazer a lista de compras. ​

De acordo com uma pesquisa revelada pela Statista, empresa de consultoria alemã, o mercado brasileiro para assistentes inteligentes tem potencial para crescer 23% até 2025. A empresa também revela que o mercado que há 5 anos era dominado pela Amazon, com a Alexa, hoje tem concorrência direta com a chegada do Google e outros dispositivos.

Mercado

A indústria está se expandindo rapidamente, com receitas de mercado estimadas em 15,6 bilhões de dólares até 2020 e projeções de receita de mercado de 35,5 bilhões em 2025. Os dois fornecedores mais populares no mercado de caixas de som inteligentes são Echo/Alexa (Amazon) e o Google Home/Google Assistant, seguidos por marcas menores como Alibaba, Xiaomi e Apple, que estreou no início de 2018 e está tentando se atualizar no jogo. Os Estados Unidos ainda são o maior mercado do mundo, seguidos da China.

Confira os assistentes pessoais mais vendidos do mundo por país:

Foto: Reprodução/Statista

Conheça os lançamentos das duas marcas de smart speakers mais vendidas do mundo:

Nest Audio – Google Home

O Google anunciou, no começo do mês de abril/21, a chegada ao Brasil do Google Nest Audio, sua caixa de som inteligente com Google Assistente integrado. Ela foi desenvolvida especialmente para os amantes da música e projetada para reproduzir músicas, podcasts e outros tipos de áudios.

O Nest Audio foi criado por uma equipe de especialistas em áudio que inclui músicos, produtores musicais, designers de som e especialistas em machine learning. Juntos, eles investiram mais de 500 horas de ajustes para garantir o melhor equilíbrio entre graves, médios e agudos, a fim de oferecer um som encorpado, claro e natural.

“O nosso objetivo é garantir que o Nest Audio seja fiel à sonoridade idealizada pelo artista no momento em que gravou a música no estúdio”, explica Maia Mau, Head de Marketing de Hardware do Google para a América Latina.

O POPline.Biz é Mundo da Música foi convidado pela marca para conhecer a experiência de áudio do aparelho e pode comprovar a qualidade do som aplicado, além da agilidade e pronta resposta do dispositivo para os comandos de voz. A caixa de som possibilita que o usuário toque a sua playlist favorita ou artista preferido com apenas um comando de voz.

Ex. “Ok, Google, tocar Iza”. Prontamente o aparelho conecta-se à sua conta (cadastrada previamente) de uma plataforma de stream, e começa a reproduzir a música do artista solicitado.

Para oferecer vocais nítidos e graves poderosos, o Nest Audio possui um tweeter de 19mm para cobertura consistente de alta frequência e um mid-woofer de 75 mm que destaca os graves. Os vocais têm profundidade, o que possibilita que o Nest Audio execute bem todos os gêneros musicais: clássico, R&B, pop, entre outros.

Além disso, o recurso Media EQ permite que o alto-falante se afine sozinho de acordo com o que o usuário está escutando: música, podcast, audiolivro ou até uma resposta dada pelo Google Assistente. Já o Ambient IQ faz com que o Nest Audio ajuste o volume do Assistente com base nos ruídos de fundo da casa. Ou seja, dá para ouvir a previsão do tempo mesmo que a máquina de lavar esteja ligada.

Vale lembrar que o assistente do Google também se destaca pela interação com outros serviços da própria empresa, como Gmail e Agenda, podendo realizar comandos mais específicos.

Este é o segundo dispositivo da linha Nest a desembarcar no país, já se encontra à venda nos principais varejistas por R$ 849,00. O lançamento vem com uma oferta especial: quem comprar o produto pode ganhar até 3 meses gratuitos de YouTube Premium, para curtir suas músicas favoritas sem anúncios no Nest Audio.

Nest Audio, da Google, e a Echo, da Amazon | Fotos: Divulgação

Echo – Amazon

A Amazon anunciou no final de 2020 sua nova linha de dispositivos Echo, com designs completamente novos, qualidade de som superior, hardware mais poderoso, e experiências que fazem a Alexa ser ainda mais inteligente e útil a cada dia.

A nova geração Echo vem com design completamente novo e com o anel brilhante de LED na base da esfera, além de já vir com o som significativamente melhor graças ao woofer de 3 polegadas, dois tweeters e processamento Dolby – que entrega som estéreo com agudos altos, médios dinâmicos e graves profundos.

Além disso, o aparelho automaticamente se adapta à acústica do seu ambiente e ajusta o áudio – basta pedir para ouvir sua música favorita que o som detalhado e de alta qualidade vai automaticamente se adaptar ao seu espaço. Pela primeira vez, o Echo vem com um hub integrado de casa inteligente compatível com Zigbee e Bluetooth de baixa energia.

O preço sugerido do Echo é R$749 e está disponível nas cores preta, branca e azul.

Quer saber mais detalhes sobre as novidades tecnológicas e ver notícias sobre lançamentos de áudio por aqui? Conta para a gente nos comentários das nossas redes sociais: Instagram | LinkedIn.

Aviso de ética: O POPline.Biz é Mundo da Música é um veículo jornalístico imparcial que tem compromisso com a diversidade e o equilíbrio dos pontos de vista dentro das matérias. Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou para que este conteúdo fosse desenvolvido. O produto citado e usado para experiência foi enviado via presskit, sem nenhum compromisso ou obrigatoriedade de publicação.

Escrito por Rafa Ventura

Camila Cabello envia buquê de flores para Demi Lovato

Camila Cabello envia buquê de flores para Demi Lovato

Marcelo Adnet critica aglomeração de Flay, MC Mirella, Hariany e Paula Sperling