Na última quinta-feira (8), o Google sacudiu o mercado tecnológico com o anúncio da metamorfose de seu serviço de inteligência artificial, Bard, que agora ressurge como Gemini. Essa transformação não vem sozinha, pois a gigante da tecnologia também apresentou uma versão premium do Gemini, acompanhada de investimentos para aprimorar o serviço, incluindo a integração do Gemini com produtos Google, como Workspace e Google Cloud.
Leia Mais
- O que é Bard? Saiba como funciona o ChatGPT do Google
- Inteligência Artificial: Google criou mais de 10 milhões de faixas musicais com MusicFX
- Após 1000 demissões, CEO do Google afirma que ainda haverá mais cortes em 2024
- Setor criativo europeu pressionou UE pela Lei de Inteligência Artificial
- TikTok testa recurso de criação de músicas por inteligência artificial
A mudança consolida os nomes das iniciativas nessa área, marcando uma nova era na evolução da inteligência artificial. Agora, tanto a interface que possibilita a interação com o robô quanto o motor que impulsiona a plataforma serão denominados Gemini.
Premium Gemini: recursos avançados para uma nova experiência
O lançamento da versão premium do Gemini oferece aos usuários acesso a recursos aprimorados, com destaque para o Gemini Advanced, equipado com o modelo Ultra 1.0. Enquanto o plano básico e gratuito concede acesso ao modelo de IA “Pro 1.0”, projetado para lidar com tarefas simples, o plano premium disponibiliza o “Ultra 1.0”, ideal para operações mais complexas que demandam um maior nível de raciocínio lógico.
Essa versão avançada do Gemini oferece mais benchmarks em áreas como texto, imagem, áudio e vídeo, além de permitir o trabalho em codificação, programação e raciocínio lógico. O Google One AI Premium, o serviço de assinatura que dá acesso ao Gemini Advanced e outros recursos exclusivos, já está disponível para os usuários, embora inicialmente apenas em inglês.
Em breve, o Gemini estará acessível não apenas na versão web, mas também como um aplicativo para dispositivos Android, além de ser integrado ao aplicativo do Google para iOS.
Expansão do Gemini para mais produtos Google
Para além do Workspace e do Google Cloud, a empresa está trabalhando para integrar o Gemini em mais produtos, como Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações e Meet, visando criar um ecossistema interconectado de inteligência artificial.
A plataforma promete ainda mais:
“Os desenvolvedores têm sido fundamentais em todas as grandes mudanças tecnológicas e vão desempenhar um papel igualmente importante no ecossistema Gemini. Centenas de milhares de desenvolvedores e empresas já estão construindo modelos com o Gemini. Embora hoje o momento seja sobre o Gemini Advanced e seus novos recursos, na próxima semana compartilharemos mais detalhes sobre o que está por vir para desenvolvedores e clientes de nuvem”, afirmou o Google em comunicado.