Foto: Divulgação/Google
in

Google lança coleção on-line contando a história da música eletrônica

O Google Arts & Culture lançou uma exposição para celebrar a história da música eletrônica: seus inventores, artistas, sons e tecnologia. Em “Music, Makers & Machines” mais de 50 parceiros entre museus, coleções, gravadoras, festivais e alguns dos principais especialistas e pioneiros da indústria musical de 15 países se reuniram em torno do projeto para destacar o papel crucial que a música eletrônica desempenha na cultura mundial.

A coleção on-line reúne mais de 250 exposições compostas por um extenso arquivo de mais de 15.000 fotos, vídeos, tours em 360° e modelos e imagens em 3D. Desde o WDR Studio for Electronic Music até Blacktronika e a “Diva of the Diodes” Suzanne Ciani, incluindo sintetizadores e a porta do lendário clube Tresor techno de Berlim. Além disso, as pessoas também poderão compor suas próprias músicas eletrônicas.

Foto: Divulgação/Google

Com o recurso de realidade aumentada do AR Synth, será possível misturar e combinar cinco sintetizadores famosos da coleção do Museu Suíço de Instrumentos Musicais Eletrônicos (SMEM) para se aventurar na composição e mixagem.

Alguns destaques da coleção:

  • Conheça as origens de gêneros como Dubstep, Grime, Techno ou Gabber, e conheça artistas importantes, incluindo Honey Dijon, Ellen Allien ou Suzanne Ciani. É possível ainda explorar a cultura do clube de Bristol a Tel Aviv e a história de casas noturnas lendárias como Tresor, Berghain ou Fabric.
  • Confira a história de inventores icônicos como Bob Moog, Alan Pearlman ou Pierre Henry e viaje para lugares lendários da música eletrônica, como o WDR Studio for Electronic Music, conhecido por Karlheinz Stockhausen, ou o Pierre Henry Studio na Cité de la MusiquePhilharmonie de Paris.
  • Seção especial traz ainda imagens de instrumentos e sintetizadores em 3D, como o Memorymoog, o Roland 808 ou o ARP Odyssey, que marcaram a música eletrônica ao longo das décadas.

Explore mais sobre Music, Makers & Machine no Google Arts & Culture ou pelo baixando o aplicativo gratuito no Android e no iOS.

Escrito por Rafa Ventura

BBB 21: participantes choram de medo e arrependimento com volta de Carla

BBB 21: participantes choram de medo e arrependimento com volta de Carla

Ex-noivo de Demi Lovato não aceita término

Demi Lovato fala pela primeira vez sobre fim do noivado com Max Ehrich