O Google Arts & Culture lançou uma exposição para celebrar a história da música eletrônica: seus inventores, artistas, sons e tecnologia. Em “Music, Makers & Machines” mais de 50 parceiros entre museus, coleções, gravadoras, festivais e alguns dos principais especialistas e pioneiros da indústria musical de 15 países se reuniram em torno do projeto para destacar o papel crucial que a música eletrônica desempenha na cultura mundial.
A coleção on-line reúne mais de 250 exposições compostas por um extenso arquivo de mais de 15.000 fotos, vídeos, tours em 360° e modelos e imagens em 3D. Desde o WDR Studio for Electronic Music até Blacktronika e a “Diva of the Diodes” Suzanne Ciani, incluindo sintetizadores e a porta do lendário clube Tresor techno de Berlim. Além disso, as pessoas também poderão compor suas próprias músicas eletrônicas.
Com o recurso de realidade aumentada do AR Synth, será possível misturar e combinar cinco sintetizadores famosos da coleção do Museu Suíço de Instrumentos Musicais Eletrônicos (SMEM) para se aventurar na composição e mixagem.
Alguns destaques da coleção:
- Conheça as origens de gêneros como Dubstep, Grime, Techno ou Gabber, e conheça artistas importantes, incluindo Honey Dijon, Ellen Allien ou Suzanne Ciani. É possível ainda explorar a cultura do clube de Bristol a Tel Aviv e a história de casas noturnas lendárias como Tresor, Berghain ou Fabric.
- Confira a história de inventores icônicos como Bob Moog, Alan Pearlman ou Pierre Henry e viaje para lugares lendários da música eletrônica, como o WDR Studio for Electronic Music, conhecido por Karlheinz Stockhausen, ou o Pierre Henry Studio na Cité de la Musique – Philharmonie de Paris.
- Seção especial traz ainda imagens de instrumentos e sintetizadores em 3D, como o Memorymoog, o Roland 808 ou o ARP Odyssey, que marcaram a música eletrônica ao longo das décadas.
Explore mais sobre Music, Makers & Machine no Google Arts & Culture ou pelo baixando o aplicativo gratuito no Android e no iOS.