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Google apresenta 5 temas para a estratégia de marketing em 2024

Se o ano de 2023 ensinou que o futuro já é agora e que é necessário identificar as oportunidades que se colocam para aproveitar bem cada uma delas, este ano o mercado traz outros desafios para as marcas, de acordo com o Think With Google
Foto: Think With Google.

O Think With Google listou cinco temas que precisam ser vistos pelos profissionais de marketing no ano de 2024 que podem ajudar nas estratégias.

Se o ano de 2023 ensinou que o futuro já é agora e que é necessário identificar as oportunidades que se colocam para aproveitar bem cada uma delas, este ano o mercado traz outros desafios para as marcas, de acordo com o Google.

Confira os temas separados pelo Google que não podem ficar de fora da estratégia dos profissionais de marketing.

Leia Mais:

1. Inteligência Artificial: a revolução no marketing já está acontecendo

A Inteligência Artificial no marketing ajuda a otimizar campanhas, alcançar o público certo, melhorar a gestão de dados, além de ser ágil, útil, criativo e inovador, segundo o Google

Foto: Unsplash

Para 2024, o Think With Google sugere que os profissionais de marketing garantam  que as bases estejam no lugar certo e a mudar o mindset do seu negócio para prepará-lo para o sucesso.  Para isso, é necessário tomar decisões mais assertivas e que priorizem a privacidade dos seus clientes. 

2. Consumidores: como criar conexões mais profundas

Na era do consumidor ultrarracional, a impulsividade com compras não é uma realidade, como lembra o Google. Para que as marcas consigam alcançá-los, o Think With Google sugere que é preciso estar presente nos momentos de tomada de decisão. 

Além disso, é preciso perceber que cada categoria tem uma jornada e que cada usuário tem a sua maneira de navegar pelas possibilidades. Criar conexões relevantes, profundas e duradouras com seu público para acompanhar esse novo modelo de consumo é importante para as indústrias. Para isso, o Google aponta que a construção de presença digital, oferecendo boas experiências de compra e tendo, sobretudo, uma operação mais ágil é essencial.

Foto: Unsplash.

3. Criatividade: aposte na relevância cultural do YouTube

Conseguir criar conexões relevantes com os consumidores da Geração Z é uma tarefa complexa, segundo o Google. No Brasil, o YouTube é o serviço de vídeo nº 1 que os jovens adultos dizem que sentiriam mais falta se não estivesse mais disponível.

De acordo com uma pesquisa da Offerwise, 66% dos entrevistados assistem ao YouTube na TV conectada com a família e os amigos. Portanto, o Think With Google aponta que a plataforma promove momentos de interação social em uma época marcada pelo isolamento em telas individuais.

Foto: Unsplash.

Para acessar esse público, cultivar a criatividade é fundamental e a inteligência artificial pode ser uma aliada. A partir dessas informações, o Google mostra que os profissionais de marketing têm mais tempo e atenção para inovar na estratégia e para moldar esses conceitos.

4. Privacidade e Mensuração: o fim dos cookies de terceiros

O ano de 2024 será um marco para o marketing digital, como mostra o Google. Isso porque não será utilizado mais cookies terceiros. Por isso, as marcas precisam, desde já, oferecer maior controle e transparência sobre o compartilhamento de dados aos seus clientes. 

Foto: Unsplash.

Um argumento favorável a essa prática é que o nível de satisfação aumenta quando os usuários podem gerenciar sua privacidade, além do benefício de receberem anúncios mais alinhados aos seus interesses, destaca o Google.

Nesse sentido, uma mensuração assertiva e responsável, que possa ajudar a direcionar os esforços se torna ainda mais necessária em toda a jornada de consumo, até mesmo em campanhas de branding. Afinal, para criar conexões com os clientes, é preciso ter novas relações com eles e, para isso, elas precisam ser construídas — e bons dados são fundamentais nesse processo, como mostra o Think With Google.

5. ESG: a potência da diversidade e inclusão

Ainda de acordo com o Google, cada vez mais, empresas que possuem responsabilidade ambiental, social e econômica passam a ser mais amadas pelos consumidores. Ou seja, o investimento no compromisso ESG faz diferença na relevância da marca no mercado, seja para consumo ou para atração de talentos em processos seletivos. 

Portanto, atualmente, uma das pautas importantes é aumentar a diversidade e inclusão nas empresas, desde ações como a criação de grupos de afinidade (ERGs) para o apoio institucional das minorias no ambiente de trabalho até programas que incentivem a progressão de carreiras negras

Foto: Unsplash.

O Think With Google diz que são inúmeras as possibilidades para que a sua empresa coloque em prática valores sociais, de sustentabilidade e governança que fazem a diferença para os profissionais e os clientes.

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