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Google aponta 3 estratégias de análise de métricas como diferenciais para 2020; conheça

Google aponta resoluções que todo profissional de marketing deveria fazer em 2020

As métricas são um dos principais parâmetros para identificar o desempenho de algum produto na era digital.

O Mundo da Música já trouxe uma análise que comprova que nem sempre uma música com muitos views é um hit, clique aqui para rever.

E a melhor alternativa é a estratégia na hora da análise dessas métricas, que levam em consideração inúmeros fatores, e são a porta de entrada para rever táticas ou investir em ações que deram certo.

É fundamental que todo o profissional pense o quanto é necessário criar relatórios regulares.

Desde para análise interna de equipe, quanto externa, sobre de qual forma o público responde ao ouvir uma música ou após ter ido à um show, por exemplo; e para a criação e assertividade na divulgação de anúncios.

Pensando nisso, a Google separou 3 valiosas dicas que todo profissional de marketing deveria fazer em 2020.

Créditos: Think With Google Brasil

 

Iremos apresentar as três e trazer para o nosso mundo da música, confira abaixo:

 

Dê contexto às suas métricas

A primeira dica do Google é que as métricas não podem ser analisadas sem um contexto.

Observar os números por si só não garantem as informações necessárias para saber se o resultado está indo bem ou mal.

De acordo com o Google, uma estratégia que pode ajudar nesse processo é realizar um benchmark.

O Benchmark é um termo utilizado no meio corporativo para comparar processos, mecanismos, resultados com o próprio mercado.

“Este tipo de informação não diz muito: “Nosso anúncio de 6 segundos teve 60% de taxa de visualização”. Já isto é totalmente diferente: “Nosso anúncio de 6 segundos teve 60% de taxa de visualização – o benchmark do mercado é de 81%”, afirma o Google.

Então, por exemplo, se pensarmos em um desempenho de um lançamento musical, pode-se levar em consideração: o momento, a música, o dia, o horário, outros lançamentos no mesmo dia, o clipe, a letra, a forma de divulgação, entre outros; e a partir disso, fazer a análise das métricas com base no contexto local.

A mesma lógica se aplica quando forem analisados resultados antigos que apresentaram crescimento ou queda.

Qual o contexto que esses resultados foram aplicados? E quais atitudes podem ser tomadas para traçar bons retornos?

” ‘Nossa taxa de abertura média em fevereiro de 2020 foi de 25% – 3% acima da nossa meta’. Pensar no contexto por trás dos dados pode fazer toda a diferença para valorizar o seu trabalho”, diz o Google.

É importante analisar esses elementos antes de um novo lançamento.

 

Evite erros comuns em relatórios de dados

No momento de apresentar esses dados, aplicados ao contexto, também é importante evitar que eles sejam apresentados isoladamente.

O Google traz um exemplo para facilitar o entendimento:

” ‘A nova campanha digital teve um aumento de 100% nas inscrições’. Já reparou o que informações como essas querem dizer?

O número de assinantes aumentou de 100 para 200? Ou saltou de 10 mil para 20 mil? Ou seja, sozinhos eles não dizem nada”, aponta o Google.

Quanto mais completos forem esses dados, mais transparante será o seu relatório.

E apresentará a realidade para o desempenho de uma música ou clipe, por exemplo.

O Google também recomenda que os dados sejam apresentados em números padronizados.

Se for na escala de milhões, utilize os números em milhões, por exemplo: 12.3M, 3.5M, 0.15M, 2.0M, 0.01M, 0.67M.

A mesma lógica serve para analisar interações diretas dos fãs em likes ou deslikes no YouTube, por exemplo; posts com maior número de curtidas e comentários também.

 

Aprenda a se adaptar rapidamente

Na Indústria Musical, plano de métricas inteligente, o que inclui KPIs, metas, segmentações e conhecimento do target (público-alvo) também são fundamentais.

O Google destaca a importância dessas estratégias, mas, insere a oportunidade única de aproveitar o momento presente, que muitas vezes estão fora do planejamento, mas, que garantem bons resultados:

“Seja no início do processo ou no fim, muitas campanhas de marketing digital desperdiçam dados super valiosos. Esse cenário também se estende ao ambiente offline – da televisão à mídia impressa.

Sempre que possível, nossa equipe dá dois passos para trás, mesmo já tendo colocado o trabalho no ar”, diz o Google.

“Se você não alterar 60% da parte criativa, da segmentação ou do orçamento do seu anúncio embasado pelas lições aprendidas a partir dos primeiros 30% do projeto em execução, você provavelmente estará perdendo a chance de embarcar no seu próprio trem. Na verdade, a chance de você estar perdendo o melhor da viagem é muito grande.

Criar processos e equipes ágeis o bastante para aprender a se adaptar em movimento pode ser desafiador. Mas levar em consideração questões como essas pode gerar um impacto financeiro positivo enorme – e tudo isso começa com a sua estratégia de marketing.

Rever as métricas é ter uma visão do todo: quais são os ganhos que temos ao seguir com essa estratégia de marketing? Quais são as perdas se usarmos uma outra?”, conclui o Google.

Analisar resultados digitais vai além de um post que teve um número expressivo de curtidas no Instagram.

Mas, identificar, de fato, o que esses números querem apresentar: como oportunidades ou formas de revisão de ações.

Estamos no início do ano e esse é o momento para colocar em prática novas atitudes que impactarão diretamente no resultado que sua gig almeja.

Confira os insights completos do Google, clicando aqui.

 

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