Ariana Grande estreou, nesta sexta (13/7), o que já é considerado por muitos fãs como o melhor clipe de sua carreira, “God Is a Woman”. O vídeo, dirigido por Dave Meyers, tem como conceito confrontar e questionar a narrativa do mundo escrita por homens, consolidada com suporte do cristianismo através da Bíblia e das obras de arte religiosas. Cantando que Deus é mulher, Ariana proporciona uma releitura da história da humanidade, por uma perspectiva feminina. O clipe é cheio de referências.
Vagina
Dias depois de twittar que “vagina é um privilégio”, Ariana coloca essa cena logo no início de seu clipe. Ela aparece no meio de uma pintura, que lembra o órgão genital feminino.
O Pensador
Quando Ariana Grande aparece gigante, em preto e branco, com homens pequenos atirando ofensas contra ela, existe uma referência à escultura “O Pensador”, de Auguste Rodin. A cantora imita a pose da estátua. A cena mostra como a mulher é agredida e ofendida pela sociedade machista e patriarcal, mas a coloca em posição de superioridade.
Madonna
Cercada por três lobas, Ariana Grande presta uma homenagem à Madonna com o sutiã de cone usado pela cantora em 1990, uma peça icônica para a cultura pop. Além disso, Madonna por si só se tornou uma figura histórica e marcante para as narrativas acerca de empoderamento e sexualidade da mulher.
Bíblia
São várias as referências bíblicas. Uma delas é nesta cena, com alusão à criação do mundo no antigo testamento. Em tamanho gigantesco, Ariana incorpora a Deus mulher do título e aparece manipulando nuvens e o espaço, sentada em cima do planeta Terra.
Toupeira
Por que Ariana Grande dedicou uma cena ao bichinho gritando? A toupeira tem a capacidade de cavar túneis subterrâneos e é considerada uma praga agrícola em alguns países. Elas são criaturas solitárias e os machos podem lutar ferozmente quando se encontram. Na época da reprodução, para procurar as fêmeas, eles dão esses gritos agudos e fazem túneis em áreas desconhecidas. É o que se vê no clipe.
Jardim do Éden
Outra referência ao cristianismo. Ariana Grande aparece passeando no Jardim do Éden, o local para onde Deus mandou suas duas criações humanas, Adão e Eva. A cena exalta o dom da gestação, exclusivo às mulheres.
Lupa Capitolina
Na cena em que Ariana Grande está gigante e três homens mamam em suas tetas, a referência é à escultura medieval “Lupa Capitolina”, na qual os irmãos Rômulo e Remo, figuras mitológicas da fundação da cidade de Roma, mamam em uma loba. Segundo a lenda, eles foram jogados no rio Tibre quando bebês e salvos por essa lobo, que os amamentou e cuidou deles.
Santíssima Trindade
Neste segmento do clipe, pode chamar mais atenção o gesto que Ariana Grande faz com a mão, mas é uma parte cheia de significados. A cantora aparece no meio de um triângulo, com o sol e a lua orbitando ao seu redor. O triângulo faz referência à Santíssima Trindade. Com os planetas ao redor de Ariana, ela se coloca como Deus no centro do universo.
Pulp Fiction
Quando Ariana Grande interrompe a música para um monólogo, a voz ouvida é da Rainha do Pop Madonna. O discurso foi retirado do filme “Pulp Fiction” (1994) de Quentin Tarantino, que na verdade já é uma citação da Bíblia. Madonna, neste caso, dá voz a Deus. Ela troca o gênero masculino pelo feminino em sua fala.
Panteão
O discurso de Madonna é ouvido dentro do Panteão, em Roma. O local funciona como uma igreja dedicada à “Santa Maria e os Mártires”.
A Criação de Adão
No fim do clipe, Ariana traça uma releitura do afresco “A Criação de Adão”, pintado por Michelangelo na Capela Sistina. Na versão da cantora, a criação é de Eva: ela substitui todas as figuras masculinas por femininas. Ela já tinha usado uma referência parecida no MET Gala deste ano, quando posou com um vestido estampado com a pintura “Juízo Final”, também feita por Michelangelona Capela Sistina.