in

Globoplay promove imersão em conteúdo de acervo da TV Globo

Resgatando características e qualidades originais de produção e exibição, projeto “Originalidade” é uma fonte sobre os bastidores do audiovisual

Globoplay promove imersão em conteúdo de acervo da TV Globo
Foto: Globoplay/Divulgação

Globoplay promove imersão em conteúdo de acervo da TV Globo. A paixão do brasileiro por novelas e séries é antiga e, ao longo dos seus 56 anos, a TV Globo fez parte da vida de muita gente com a sua dramaturgia, marcando gerações. Até hoje, as produções despertam memórias afetivas no público, além de curiosidade em quem não acompanhou as exibições originais dos produtos e para quem gosta dos bastidores, essa é uma boa oportunidade.

Atenta à relevância desse acervo nostálgico, o Globoplay vem trabalhando desde o final do ano passado no “Projeto Originalidade”, que tem como objetivo oferecer para o assinante conteúdos de acervo exatamente como foram exibidos na TV aberta, além de melhorar a resolução em relação ao material que já estava disponível na plataforma anteriormente. É um convite à imersão ao que foi ao ar à época com a melhor experiência possível.

O processo de resgate de todos os elementos que fizeram parte da exibição original é um trabalho que envolve uma vasta pesquisa e que está sendo realizado de forma progressiva. A intenção do Globoplay é oferecer a melhor experiência de consumo desses conteúdos, promovendo uma conexão com a memória do espectador que acompanhou as produções em suas exibições originais, assim como apresentar para novos públicos o conteúdo em seu formato original.

No início do ano, o evento “AudioDay” 2021 antecipou as estratégias da Globo em conteúdos, principalmente, em formato de áudio. Relembre abaixo:

Leia Mais:

É um trabalho complexo que exige uma revisão cuidadosa de todo o material original do acervo, adequando-o à evolução tecnológica de devices, tamanhos de tela e disponibilidade de banda. Tudo isso preservando as características originais dos produtos, como abertura, vinhetas, encerramento e relação de aspecto, tudo adequado à resolução full HD. Ou seja, conteúdos exibidos na TV em SD são regenerados no Globoplay mantendo a experiência original em 4×3. Nos casos de conteúdos produzidos e armazenados em HD, eles são exibidos na qualidade original.

Entre os conteúdos que já passaram pelo Projeto Originalidade e que tiveram sua qualidade melhorada, com aberturas e vinhetas originais, estão ‘Fina Estampa’, ‘Ti-ti-ti’, ‘A Vida da Gente’, ‘Insensato Coração’, ‘Cordel Encantado’, ‘As Brasileiras’, ‘Morde e Assopra’, ‘Passione’, ‘O Astro’, ‘Caras e Bocas’, ‘Malhação 2010’, ‘Aquele Beijo’, ‘Malhação 2011’, ‘Tempos Modernos’, ‘Amor em 4 Atos’, ‘Batendo Ponto’, ‘Lara com Z’, ‘Dercy de Verdade’, ‘Divã’, ‘A Mulher Invisível’, ‘O Brado Retumbante’, ‘As Aventuras do Didi’, ‘A Cura’, ‘Macho Man’ e ‘Homens de Bem’.

Novos conteúdos estão previstos para outubro no Projeto Originalidade: ‘Tapas e Beijos’ (2ª a 5ª temporadas), ‘A Grande Família’ (12ª a 14ª temporadas), ‘Acampamento de Férias’ (2ª temporada), ‘Louco por Elas’ e ‘Doce de Mãe’. Com isso, todas as trilhas sonoras