in

Globo investe em startup com foco na comunidade gamer

Com spin-off de games e eSports da Globo, nasce a startup Player1 Gaming Group

Foto: Sean Do no Unsplash

A Globo anunciou a criação da Player 1 Gaming Group, startup investida da Globo Ventures formada a partir do spin-off dos ativos e parcerias de games e e-sports desenvolvidos pela empresa. De acordo com o portal Fast Company Brasil, a empresa entra para a lista de outros ativos da qual o braço de investimentos do grupo tem participação: Enjoei, Rappi, Órama, Bom pra Crédito, Stone, entre outros.

A nova empresa terá Leandro Valentim, profissional que liderou a unidade de games e e-sports do grupo de mídia nos últimos anos, como CEO. Ainda de acordo com a publicação, a aproximação da empresa com o mundo dos games remete há cinco anos, quando o tema soava como enigma dentro dos diversos núcleos do grupo de mídia.

Leandro Valentim, CEO da Player 1 Gaming Group | Foto: Divulgação

Games e e-sports, no entanto, foram de nicho a pauta dos principais telejornais e programas de entretenimento. Neste período, surgiram iniciativas como o programa Zero1, a popularização de transmissões de jogos eletrônicos e parcerias emblemáticas que resultaram, por exemplo, na Game XP, projeto desenvolvido com Omelete Company e Rock in Rio.

“Nas primeiras conversas com as equipes sobre games, percebemos o tanto de gamers que tinham entre nossos colaboradores, mas que, muitas vezes, nem se davam conta disso. Essa experiência reforçou que não se tratava mais de um nicho, mas eram o mainstream. Foi a partir daí que acolhemos a essa missão, levar os games e e-sports ao público em geral”, conta Leandro Valentim.

Importante destacar que, a receita do segmento de e-sports hoje ultrapassa US$ 1 bilhão. Por isso, Valentim e sua equipe já mapearam que os games eram a modalidade que mais atraia jovens para a rede. “Investimos além da transmissão, olhamos para conteúdo e em ativos proprietários, dando origem a projetos como o Prêmio e-Sports Brasil, a Game XP e o Torneio Universitário de e-sports”, relembra o executivo.

Agora, de forma independente, nesta nova fase, a Player 1 Gaming Group terá como premissa desenvolver iniciativas inter-relacionadas para a valorização e profissionalização de toda a cadeia de e-sports. “Neste spin-off, vamos levar os ativos desenvolvidos, as parcerias estabelecidas e o time que liderou todas essas frentes na Globo e dar sequência aos projetos de games com a Globo, com marcas e publishers e foco para escalar o negócio, nos arriscando mais e sendo mais ágeis”, diz Valentim.

Além da parte de mídia, coberturas e transmissões, que seguirão nos Canais Globo, uma série de projetos proprietários e parcerias estratégicas serão transferidos para a nova empresa que será dividida por produtos e plataformas. Para Roberto Marinho Neto, CEO da Globo Ventures, “o investimento na Player1 Gaming Group reforça a crença no crescimento da indústria dos games e e-sports. O spin-off vai trazer foco e escala para um negócio promissor centrado neste consumidor altamente engajado.”

Estratégia de crescimento

A empresa conta com quatro verticais de atuação: competições, conteúdo, causas e live experience. Na vertical de competições, as iniciativas cobrem acordos com publishers como Garena, Riot, Epic Games, Ubisoft, Konami e Supercell, com torneios recorrentes e projetos especiais. Além de parcerias de gestão do WESG Latam e da LnK Gaming, que opera alguns dos principais campeonatos do Brasil, como CBCS, eGol Pro, LBFF 2ª divisão, e o Torneio Universitário de eSports (TUeS).

Além disso, há um olhar atento para causas sociais, como a implementação de projetos e parcerias com foco em inclusão, formação e oportunidade (AfroGames), comunidade LGBTQIA+ (Copa Rebecca Heineman) e inserção da comunidade feminina (Game Changers, Batalha das Valquírias, Emissárias, PES das Minas).

Ainda de acordo com a Fast Company Brasil, na vertical de live experience, o Prêmio eSports Brasil, que vai para sua 5ª edição em dezembro de 2021, o GG eSports Summit, as finais presenciais das principais competições, e a futura Player1 Arena; iniciativas que retomarão ações com público assim que possível.

A startup também estará presente nas redes sociais com geração de conteúdo em canais dedicados no YouTube, Twitch, Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok e Booyah. Já a Player1 Studios, núcleo de produções originais e co-produções digitais e crossmídia com Canais Globo (TV Globo, SporTV, Multishow, GNT, ge.globo e VIU Hub), que têm produções como “No Gás do Just Dance”, “FC Futebol de Casa”, “Looking for a Caster” e “Looking for a Streamer”.