A Globo anunciou nesta quinta-feira (21), durante o “AudioDay Globo 2021”, que, assim como já vem acontecendo em um movimento mundial das gigantes globais como Apple e Spotify, também vai investir pesado no universo dos podcasts este ano.
A empresa apresentou sua estratégia para este segmento ao lançar o Globoplay como um hub de podcasts, que passa a reunir em um ambiente único os mais de 80 podcasts de sucesso produzidos internamente pelo G1, GE e GShow, novos títulos produzidos por criadores e produtores independentes e ainda a transmissão das rádios CBN Rio e CBN SP.
Com a participação de executivos da empresa, mercado publicitário, profissionais do mercado independente ligados à produção e distribuição de podcasts e talentos que integram o catálogo de áudio da Globo, o evento marca o que eles estão chamando de “um avanço em seu processo de transformação digital e o relacionamento direto com o consumidor”.
“Queremos estar sempre junto ao consumidor, no contexto em que ele vive, em seu cotidiano, sua jornada e, nesse cenário, o áudio é fundamental. E para isso convidamos também marcas, anunciantes e agências a criar e explorar com a gente esse mundo que estamos colocando no ar hoje”, disse Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo.
Parceria com a B9
A principal novidade do evento foi o anúncio da parceria com o B9, uma das maiores e mais relevantes produtoras de conteúdo em áudio do país. A partir de agora, os programas Mamilos e Braincast, dois dos mais ouvidos nas plataformas de streaming, passam a ser promovidos e comercializados com exclusividade pela Globo.
“É indiscutível a importância que o B9 tem para o mercado de podcasts e, de maneira mais ampla, como veículo que há 18 anos fala sobre inovação, cultura, comportamento e criatividade. Apostamos muito nessa parceria, na complementariedade das nossas competências e, sobretudo, na visão dos sócios da rede para o futuro do podcast no Brasil”, aponta Guilherme Figueiredo, head de Áudio Digital da Globo.
A B9 vem participando ativamente desse mercado desde 2005 e nos últimos anos o viu crescer, tanto em número de ouvintes, quanto na oferta de conteúdo e na sofisticação da participação das marcas nessas conversas.
“A consolidação do mercado de áudio aponta para a diminuição do número de players, à medida em que se busca otimizar os esforços para atrair audiência e anunciantes. Nesse contexto, no momento que a Globo nos fez o convite de parceria, não tivemos dúvida de que era a melhor escolha”, conta Carlos Merigo, sócio do B9 e apresentador do Braincast.
Mais novidades da programação
Outras parcerias com influenciadores relevantes das redes sociais, como Kaique Brito, Jeska Grecco, Samir Duarte e Amanda Dias, também foram anunciadas durante o evento.
A contratação de novos talentos está entre as novidades para o setor. Como é o caso de Ivan Mizanzuk, estrela nativa do podcast que assina contrato exclusivo para desenvolver novos projetos, inclusive podcasts, além de trazer seu bem-sucedido ‘Projeto Humanos’ para o catálogo da Globo.
O evento foi conduzido pela jornalista Renata Lo Prete, âncora de O Assunto, um dos mais baixados da América Latina em 2020, segundo a Triton Digital, e por Juliana Wallauer, uma das sócias da B9 e co-apresentadora do Mamilos Podcast.
Na ocasião, a Globo anunciou dados inéditos sobre o consumo de áudio digital no país, que destacam os podcasts como um dos territórios mais demandados atualmente – e também um dos mais promissores.
Novos podcasts
Humor, astrologia, atualidade, aviação, maternidade, finanças, games… tem conteúdo novo para todos os gostos. São mais de 10 projetos originais e inéditos, além da chegada de consagrados podcasts e novos projetos que chagarão à plataforma ao longo de 2021.
“BBB Tá On”: podcast apresentado por Jeska Grecco e Samir Duarte, para aqueles que curtem e querem saber – de forma prática e divertida – o que está rolando na casa mais vigiada do Brasil. Além de trazer quadros e uma análise informativa sobre o que está acontecendo na casa, o podcatst também terá episódios especiais com depoimento do líder da semana, gravado diretamente da casa mais vigiada do Brasil.
“Astrológicas”: apresentado por Isabel Mueller e Titi Vidal, duas das mais respeitadas astrólogas do Brasil. O programa dará dicas e explicará como os astros podem interferir nas nossas vidas. Toda semana, serão dois episódios: um temporal aos domingos detalhando o céu do momento e outro atemporal todas as quartas falando sobre algum termo astrológico popularizado, mas pouco conhecido a fundo, como o Retorno de Saturno e o famoso Mercúrio Retrógrado.
“Pega Essa Ref”: Kaique Brito, com seu humor impar já conhecido nas redes, apresentará o podcast em que traz seus questionamentos sobre cultura pop, séries, filmes, memes e debates sobre questões do momento para a Geração Z.
“Atenção, Passageiros”: Lito Sousa, um dos maiores experts em aviação no Brasil e dono do maior canal sobre o tema na América Latina, embarca com seus curiosos casos da aviação e desmistifica ideias e preconceitos de quem tem medo de voar em episódios semanais.
“Fala, Emancipade”: Amanda Dias, do canal Grana Preta, enriquece o cardápio de ofertas com o podcast semanal, feito para mulheres chefes de família e pessoas em geral, que querem ter acesso a informações que auxiliem na sua organização financeira do dia a dia e oriente em relação às suas grandes decisões da vida financeira.
League of Legends: Os fãs de jogos eletrônicos encontrarão semanalmente um podcast original, em parceria com o GE, dedicado a comentar o Campeonato Brasileiro da League of Legends. Liderado por um dos maiores canais de League of Legends na Twitch, o podcast irá comentar, no calor do momento, o campeonato brasileiro de LOL.
E, em parceria com o G1 e apresentado pelas jornalistas Karina Godoy e Natália Ariede, com episódios semanais e convidados especiais, o podcast sobre parentalidade discute diversos temas ligados ao desafio de se criar filhos.
Também chegam à plataforma seis novos títulos de podcasts do O Globo e CBN, como o “Ao Ponto” com Carol Mouran, o semanal “Lauro e Gabeira”, “Panorama CBN”, “Academia CBN com Mario Sérgio Cortella”, o “Nossa Língua De Todo Dia com Pasquale Cipro Neto” e o “Rádio Sucupira”.
Esses novos títulos se juntam aos mais de 80 títulos, produzidos pela Globo com programas liderados por nomes como Pedro Bial, Angélica e a equipe do semanal ‘Fantástico’, e o divertido ‘Alerta Spoiler!’, que aborda o universo de séries com Fernando Caruso e Jaiê. Além destes, mais 40 podcasts de esporte, incluindo ‘A Mesa’, comandado por André Rizek e PVC, que formam um portfólio diversificado, que traz desde conteúdos ligados a temas do dia a dia até conteúdos voltados para interesses específicos.
Assista o AudioDay 2021 completo: