Com lançamentos específicos de projetos das plataformas digitais no Brasil, como “Spotify Singles” com Jorge & Mateus e “Vevo Sessions” com Rashid.
O Giro MM desta semana também abraça as notícias que foram destaque desde o início do mês.
Hoje teremos além das novas iniciativas, o case da Mc Rebecca em crescimento no Spotify e o Festival Rock The Mountain que aconteceu no último sábado (7) e nós conversamos com o produtor do evento, Fabrício Bahruth.
Spotify Singles no Brasil
A dupla Jorge e Mateus são os convidados do primeiro Spotify Singles gravado no Brasil.
Criado em 2017 e até então produzido em poucos países, o projeto já possui sessões com mais de 250 grandes artistas, entre eles Ed Sheeran, Shawn Mendes, Taylor Swift, Demi Lovato, Elton John, Paul McCartney e Anitta.
Até a participação da dupla, Anitta era a única cantora brasileira que participou do projeto que, com a artista, não foi gravado no Brasil.
Estrelando no Spotify Singles, a dupla lança o sertanejo no projeto apresentando um novo arranjo da faixa “Mil anos” e um cover exclusivo de “Quase sem querer”, uma das músicas mais marcantes da banda Legião Urbana.
Agora o Spotify Singles já soma mais de 550 faixas, ultrapassando 1.5 bilhão de streams (e contando…) de todo conteúdo do projeto.
Julia Braga, gerente de negócios digitais da Som Livre, que representa Jorge & Mateus, fala sobre a parceria: “O Spotify já é um grande parceiro, que como nós, é apaixonado pela diversidade da música.
A escolha de Jorge & Mateus é mais do que acertada para a estreia do Spotify Singles em território brasileiro. A dupla figura entre os principais artistas do país e possui números impressionantes no digital, reforçando o quanto o sertanejo é popular.
A Som Livre se orgulha em fazer parte de um projeto internacional de peso, que oferece diferentes experiências para o público, fortalecendo cada vez mais a indústria da música”.
O cantor Jorge comenta sobre o convite. “Somos os primeiros artistas a fazer esse projeto aqui no Brasil e estamos muito felizes. Fazer uma releitura de ‘Mil anos’ é especial, pois foi a primeira música que eu e o Mateus fizemos juntos.
A escolha do Legião Urbana para o cover foi unânime entre nós. A banda influenciou a nossa geração, sempre gostamos desde moleques e também faz parte das nossas apresentações. Está sendo tudo muito prazeroso”, conta.
“Inovar faz parte do DNA do Spotify, que busca com o Spotify Singles mostrar para os mais de 248 milhões de usuários as novas possibilidades de descobrirem novos sons.
Gravar essas faixas também abre a oportunidade para artistas de todos os gêneros se juntarem ao Spotify para criarem novas versões de suas principais músicas, além de covers de seus músicos ou grupos favoritos”, diz Roberta Pate, diretora de relacionamento com artistas e gravadoras do Spotify na América Latina.
O conteúdo estará disponível a partir do dia 08 de dezembro no Spotify.
Confira abaixo a participação da cantora Anitta no projeto:
Vevo Sessions
Abrindo a Segunda Temporada de seu novo álbum, Tão Real, Rashid manda um trap pesado com letra desafiadora em “SSNS”, faixa que agora estreia como vídeo.
Captado pela Vevo Brasil e parte da série Vevo Sessions, o material é um registro intimista da dinâmica que o rapper tem com Mr. Brown, DJ que o acompanha desde 2009.
Com pouca luz, o vídeo segue o tom sério da música, que sugere avaliar o consumismo e a servidão a ele versando sobre a gana pela grana que mantém a roda girando enquanto escraviza uns e enriquece outros, como ilustrado na produção musical, assinada por Grou, quando ele faz uso de efeitos de correntes metálicas e outros detalhes com controladoras incrementando a batida e a letra.
“SSNS” é a terceira faixa de Tão Real a ganhar versão em vídeo, junto aos clipes de “Todo Dia”, com Dada Yute, e “Sobrou Silêncio”, com Duda Beat.
Mc Rebecca
A MC Rebecca, uma das novas artistas de Funk em maior crescimento do Brasil, compartilhou o seu desempenho no Spotify este ano.
A artista possuiu destaque no aumento de seguidores de + de 999%, além de ter crescimento de 422% em streams e 322% no total de ouvintes.
Recentemente, a cantora participou da música “Combatchy” em parceria com Anitta, Luísa Sonza e Lexa e tornou-se a primeira cantora negra a conseguir a liderança no ranking do Spotify em 2019.
Festival Rock The Mountain
A 5ª edição do festival Rock The Mountain aconteceu no último sábado (7) no Parque Municipal de Petrópolis em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro.
O evento teve shows de estrelas da nova música brasileira como Natiruts, Baco Exu do Blues, Emicida, Duda Beat, Johnny Hooker e muitos outros. O Festival é uma realização da Vibra Marketing e Entretenimento, BlackHaus e Grupo GMP.
Com a proposta de ser um festival de conceito único no Brasil, o Rock The Mountain recebeu dezenas atrações nacionais e internacionais selecionadas nos principais festivais do mundo.
Inspirado em festivais internacionais como o Coachella, Glastonbury e Bonnaroo, o RTM reunirá, em meio à natureza, juventude, modernidade, sustentabilidade, liberdade, estilo, diversão, gastronomia e claro, muito música num dia que promete ser inesquecível.
Conversamos com o Produtor Geral do evento, que nos contou sobre a nova edição do evento e a criação do projeto.
“Começamos o planejamento no dia seguinte ao festival do ano passado. Os sócios se envolvem bastante no processo criativo e na pré-produção, porém durante o evento são mais de 400 pessoas trabalhando”.
KondZilla x Free Fire
Destaque na apresentação de abertura do evento Free Fire World Series (FFWS), sobre jogo eletrônico mobile de ação-aventura do gênero battle royale, realizada em novembro, no Rio de Janeiro, a música “Zé Guaritinha”, interpretada por MC Jottapê e Mano Brown, e de autoria de Emicida, Felipe Junqueira e Samuel Ferrari, virou videoclipe oficial com produção da Garena e KondZilla.
Além da participação de Mano Brown e Jottapê, figuras renomadas no cenário de Free Fire também fizeram ponta no videoclipe: El Gato, Nobru, UbiTa, Loud Babi e Camilota XP.
A repercussão da música se estende por estar em um dos maiores canais de música do YouTube no mundo, a KondZilla detém a triplice coroa na plataforma – 27 bilhões de visualizações, 50 milhões de inscritos e único videoclipe brasileiro com mais de 1 bilhão de visualizações.