No estúdio na Gávea, Rio de Janeiro, com iluminação intimista e cenário minimalista, Gilberto Gil canta uma canção, acompanhado de seu inseparável violão, para o convidado e, em seguida, emenda uma conversa que dialoga com a letra que apresentou. A segunda temporada de “Amigos, Sons e Palavras”, programa que Gil comanda no Canal Brasil, estreia no dia 09 de setembro, às 22h30, com 13 novos programas – mas o primeiro episódio já pode ser assistido no Canal Brasil Play, inclusive para não assinantes, no NOW e no YouTube. A partir do dia 6, os cinco primeiros estarão disponíveis no Canal Brasil Play e no NOW.
Com direção de Letícia Muhana e Patrícia Guimarães, e produção da Gegê Produções Artísticas, a série tem direção de produção de Flora Gil e direção musical de Bem Gil. Mais uma vez, o artista encontra amigos para encontros repletos de música, afeto e idéias – sem roteiro pré-estabelecido – e extrai de quem senta à sua frente histórias das mais variadas. “O fato de começar com uma música já é um elemento de conforto”, comenta. Este ano, ele recebeu nomes como Pedro Bial, Lilia Cabral, Patricia Pillar, Arnaldo Antunes, Fernando Haddad, José Celso Martinez Correa e seus filhos Preta e Bem, entre outros.
No programa de estreia, Gil conversa com Xuxa. Depois de tocar “Sítio do Pica-Pau Amarelo” para a convidada, os dois começam a falar sobre o fato de a apresentadora ter dedicado a maior parte de sua vida às crianças e como essa relação com o universo infantil começou. “Hoje em dia é uma coisa mais pejorativa, mas antigamente, as primeiras atrizes e modelos faziam porque era o ‘top’ fazer revista masculina. E eu tinha feito as três revistas do Brasil. O Maurício Sherman me viu no programa “ETC”, do Ziraldo, e me chamou pra fazer um programa infantil. E eu pensei ‘esse cara está doido, eu estou numa revista masculina’, e perguntei pra ele: ‘você está brincando?’. E ele respondeu: ‘Não. Você tem uma mistura de Peter Pan, com sorriso de Doris Day e a sensualidade de Marilyn Monroe. Eu acho que tanto as crianças quanto os adultos vão gostar”, conta Xuxa.
A dupla segue conversando sobre maternidade, envelhecimento, haters da internet e sobre o momento conservador que o mundo atravessa. Até mesmo um desentendimento de mais de 25 anos entre ambos veio à tona. “Falei [com ela] um pouco de um certo mal-estar que há anos atrás acabou se colocando entre nós dois por causa da música ‘Neve na Bahia’, onde eu faço um discurso de [risos] ‘Xuxa bruxa, ducha de água fria no fundo do meu plexo solar’”, afirmou o baiano durante o lançamento da atração. Gil explicou a Xuxa que os versos falavam sobre o personagem encarnado pela apresentadora e não sobre ela mesma.
“Algumas coisas da conversa remontam a isso, uma visão crítica que poderia se colocar em relação à figura dela, mas não à pessoa dela. Não confunda o ícone midiático com sua pessoa. Sua pessoa é outra coisa, esteja segura disso. Certamente tenho um apreço por você”, disse à loira, que completou: “Quando comecei a trabalhar, recebi críticas de todos os lados. Principalmente por não estar preparada. Algumas eu entendi e até aceitei. Mas outras eu não aceitava muito, quando eram vinculadas à minha imagem. Eu não aceitava o título de ‘loura burra’ que está ali só para tirar proveito de alguma coisa.”
Alguns episódios, como o da Patrícia Pillar, Arnaldo Antunes, Preta e Bem, entre outros, terão um conteúdo extra que estará disponível no Facebook, Twitter e IGTV. O extra do episódio da Xuxa já foi disponibilizado nessas plataformas. Para o Youtube, será disponibilizado um clipe musical toda sexta, a partir do dia 06, além de alguns episódios da temporada passada na íntegra.