Não teve jeito. Viih Tube foi eliminada do BBB 21 no domingo (25) com 96,69% dos votos. O discurso do apresentador Tiago Leifert foi cirúrgico, falando do seu jogo interno. Isso foi motivo de confabulações entre os participantes nesta madrugada (26).
Não rolou só “cachorrada” com Fiuk e Gilberto pulando pelados na piscina! Também teve conversa séria, com análise de jogo. Repercutindo o discurso de eliminação, Gil confessa que ficou sem entender. Ele afirma que não conseguia ver Viih Tube como uma grande jogadora.
“Eu não entendi nada disso. Não fazia sentido“, disse Gil, citando o fatídico discurso. “Ele tava falando sobre ela guardar as coisas pra ela e talvez manipular algumas situações“, tentou esclarecer Fiuk.
Gilberto continuou afirmando que não fazia ideia do que aconteceu. Fiuk parecia mais convencido e disse que Tiago Leifert falou tais coisas pois Viih era vista pelos outros participantes como “boa jogadora”.
“Eu achava ela boa jogadora, mas não a via jogando assim, não“, refletiu Gilberto. “Será que ela não jogava nesse esquema de jogo interno? Mas nem sei o que ele falou de interno, externo…“, continuou Fiuk.
Nesse ponto, Gil estava mais por dentro e explicou a diferença. Pelo jeito, Viih Tube conseguiu enganar direitinho!
Relembre o discurso de Tiago Leifert
Tiago Leifert deixou bem claro que Viih Tube pensou muito em fazer um jogo para se livrar dos paredões dentro da casa, mas esqueceu de pensar no público.
“O público do Big Brother Brasil ama sim bons jogadores. Às vezes eles saem, às vezes eles se colocam no paredão sozinho; vocês falam ‘podem me colocar’. A gente já viu acontecer. Vocês assistem ao programa, já viram acontecer“, disse ele. “Ou acaba às vezes saindo por um infortúnio da formação, lugar errado na hora errada. Acontece! Às vezes um bom jogador vai embora por estar no paredão errado na hora errada. Às vezes esse jogador toma um índice algo também, dói tomar um índice alto“.
Ele continua: “Mas passada a eliminação, dali a pouco está ali todo mundo fazendo meme. Ano que vem está ‘ah, isso era entretenimento’, ‘que saudade’, ‘ícone’, ‘lenda’. Vocês sabem como essa coisa funciona. Sai tomando dedo na cara, mas passa uma semana já virou meme e todo mundo ‘ah, aquilo era bom demais’“.
“Eu sou um fã dos grandes jogadores, sempre gostei, desde a época que era telespectador – eu assisto também há muito tempo. E quando você conversa com os grandes jogadores de Big Brother Brasil eles explicam para a gente que há dois tipos de jogo: o interno e o externo“, opina. “O interno é aquele que te livra de ir ao paredão. O externo é o que te salva um vez que você está no paredão. É extremamente raro, eu diria muito, muito difícil dominar os dois. Esses dois pratinhos que vocês ficam aí equilibrando, jogo interno e o externo. É muito, muito raro um jogador ir bem nos dois. Geralmente, quando você vai muito bem em um, você vai muito mal no outro“.
“Então raciocinando assim, ‘Tiago, pelo que você está falando, é melhor focar no jogo externo, certo? Que é o que vai me salvar sempre’. Mas aí tem dois problemas: o primeiro, como é que você sabe qual é o jogo externo, como é que você sabe o que fazer se as pessoas estão ou não gostando, é difícil de saber aí dentro”, soltou.
“A segunda coisa que vocês já sentiram, se você coloca toda a sua força no jogo externo e esquece o jogo interno, a pressão psicológica natural do jogo, a falta de laços e a constante ameaça que você sente te deixam no estado psicológico tão frágil que você é capaz de fazer uma besteira a qualquer momento, e mesmo com o jogo externo muito bom, você perde“, reflete.
O apresentador completa: “Teve gente, e vocês conhecem também, que sobreviveu nove paredões, cinco paredões, seis paredões, mas uma hora não aguenta mais. E o contrário? E se o jogo interno for muito bom, a ponto de ser brilhante? Mas aí é impossível de ganhar, porque o jogo externo fica abandonado. Não dá nunca para esquecer que vocês estão sendo observados o tempo inteiro. Então, não vá ao paredão, como a gente sempre fala. Mas se você for, tenha certeza que tudo o que você fez, você combinou direitinho com quem estava aqui fora. O público gosta de brincar também, mas o público precisa fazer parte da sua brincadeira. Você precisa sempre conversar e contar porque você está fazendo o que está fazendo. Quem sai hoje é a Vitória“.