Gil do Vigor viaja para os Estados Unidos e se despede do Brasil (Foto: Instagram/@gildovigor)
in ,

Gil do Vigor diz que falha no servidor do CNPq é “descaso”

Ex-BBB usou o Twitter para reclamar sobre a atual situação do Brasil em relação à ciência

Nesta terça-feira (27), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou que o servidor utilizado para armazenar os dados da plataforma Lattes, bastante usado por pesquisadores, “queimou“. O governo federal já confirmou o problema, que deixou Gil do Vigor bastante irritado. De acordo com o ex-BBB isso é um “descaso” com os cientistas brasileiros.

Gil do Vigor sempre defendeu a pesquisa brasileira enquanto esteve no “BBB21” (Foto: Reprodução)

O grande problema de toda essa hisória é que milhares de dados e produções científicas podem ser perdidas por conta dessa “indisponibilidade das plataformas“, como o próprio governo federal definiu. Mesmo que os próprios pesquisadores tenham os arquivos originais, são anos de pesquisas que podem ser jogados fora por conta desse problema.

Gil do Vigor, que é um pesquisador da área de economia e que agora em agosto irá para Califórnia começar o seu PhD, se mostrou muito triste com essa situação. “Hoje o descaso com a ciência brasileira tem mais um capítulo infeliz!”, escreveu o amigo de Sarah Andrade em seu Twitter.

“O recente apagão no servidor do CNPq reflete falhas inadmissíveis da gestão brasileira, dos governantes e seus envolvidos”, continuou. Gil, que ao longo de todo o “BBB21” fez questão de evidenciar o quanto estudar fez diferença na sua vida, não escondeu sua indignação.

Ainda nesta terça-feira (27), o governo federal soltou uma nova nota informando que o problema já está sendo resolvido e que não ocorreu perda de dados. “O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas”, diz a nota divulgada.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Victor Viana

VMA 2021 exclui DaBaby e indica versão solo de "Levitating"

Dua Lipa se pronuncia sobre DaBaby: “horrorizada”

Sandy vira apresentadora da HBO e confirma "Sandy + Chef"

Sandy vira apresentadora da HBO e confirma “Sandy + Chef”