Nesta terça-feira (27), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou que o servidor utilizado para armazenar os dados da plataforma Lattes, bastante usado por pesquisadores, “queimou“. O governo federal já confirmou o problema, que deixou Gil do Vigor bastante irritado. De acordo com o ex-BBB isso é um “descaso” com os cientistas brasileiros.
O grande problema de toda essa hisória é que milhares de dados e produções científicas podem ser perdidas por conta dessa “indisponibilidade das plataformas“, como o próprio governo federal definiu. Mesmo que os próprios pesquisadores tenham os arquivos originais, são anos de pesquisas que podem ser jogados fora por conta desse problema.
Gil do Vigor, que é um pesquisador da área de economia e que agora em agosto irá para Califórnia começar o seu PhD, se mostrou muito triste com essa situação. “Hoje o descaso com a ciência brasileira tem mais um capítulo infeliz!”, escreveu o amigo de Sarah Andrade em seu Twitter.
“O recente apagão no servidor do CNPq reflete falhas inadmissíveis da gestão brasileira, dos governantes e seus envolvidos”, continuou. Gil, que ao longo de todo o “BBB21” fez questão de evidenciar o quanto estudar fez diferença na sua vida, não escondeu sua indignação.
É grave. É retrocesso. Estamos falando do trabalho árduo de milhares brasileiros. Ciência brasileira salva vidas, mas parece que nosso governo atual não tem interesse por vidas e nem conhecimento.
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) July 27, 2021
Ainda nesta terça-feira (27), o governo federal soltou uma nova nota informando que o problema já está sendo resolvido e que não ocorreu perda de dados. “O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas”, diz a nota divulgada.