Como escolher a campanha ideal no Google Ads? Entenda o papel da Gestão de Tráfego na indústria musical
Foto: Think With Google/Divulgação
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Gestão de Tráfego na Música: como escolher a campanha ideal?

Definir objetivos e traçar metas é uma das bases da gestão de tráfego estratégico na música

Se o assunto é estratégia digital no mercado da música, sem dúvidas, a “Gestão de Tráfego” é um dos principais temas discutidos em 2021. Mas, o que seria essa tática?

Diante de um cenário de crise ocasionada pela pandemia e a redução dos investimentos em todas as áreas, o profissional de tráfego é geralmente um especialista em marketing, com capacidade para: criação, planejamento e execução de uma estratégia de forma mais assertiva a partir do conhecimento das ferramentas digitais.

Para ficar ainda mais claro, vamos pensar da seguinte forma: imagine que a partir de um pré-lançamento musical, há a estratégia definida de que apenas os fãs do artista receberão um link, no qual eles poderão participar de uma live premiere exclusiva.

Esse direcionamento dos fãs, foi realizado pela gestão de tráfego, que consiste na utilização de ferramentas, geralmente pagas de anúncios, para atrair o público-alvo específico.E essa tática ela pode ser amplificada em diversos setores do universo musical, principalmente, por meio do conhecimento do Google Ads. Pensando nisso, a plataforma selecionou algumas dicas para escolher a campanha ideal e conseguir mensurar os resultados de acordo com o objetivo de marketing do projeto.

Seja no marketing tradicional, seja no digital, definir o objetivo de marketing é essencial para determinar que tipo de campanha, segmento, estratégia de lances e formatos de anúncio deverá ser utilizado.

Gestão de Tráfego na música: como escolher a campanha ideal?
Foto: Think With Google/Divulgação

Antes de configurar sua campanha no Google Ads, é importante pensar no que você pretende com os anúncios: gerar reconhecimento? Mais consideração? Maior número de conversões ou receber mais leads?

A depender do seu objetivo principal, é possível escolher uma dessas metas no próprio Google Ads, ação que vai direcionar o uso dos seus recursos para um resultado mais eficaz da campanha. Mas antes de investir em alguma das fases do funil, é interessante entender onde sua marca, produto ou serviço está:

  • Gerando reconhecimento: abrir uma empresa, lançar um novo produto ou ampliar os negócios para um novo território são exemplos de situações que pedem por ações de reconhecimento de marca. Neste caso são recomendadas campanhas de Display e de Vídeo;
  • Influenciando consideração: como diferenciar sua marca, produto ou serviço diante do que é oferecido no mercado? Nessa situação, sua meta é gerar consideração. Aqui, são recomendadas as campanhas de Vídeo;
  • Promovendo ações: para ajudar as pessoas a encontrar sua marca, produto ou serviço é importante promover ações. Como? Comunicando descontos ou diferenciais. Aqui, são recomendados diferentes tipos de campanha: Pesquisa, Shopping, Display, Vídeo e Discovery;
  • Recebendo leads: a ideia aqui é obter novos contatos para oferecer seus produtos e serviços para mais pessoas. Na geração de leads é importante ter em mente qual o seu público e qual a estratégia de lances para obter resultados mais eficazes. Neste caso são recomendadas as campanhas de Pesquisa, Display, Vídeo e Discovery;
  • Promovendo o seu app: você pretende aumentar o número de downloads no aplicativo ou gerar mais ações no app? Para os dois objetivos, a campanha de Apps é a mais indicada.
  • Ampliando vendas locais: se você deseja ir além do aumento do tráfego online e quer gerar também mais visitas às lojas é possível usar um recurso do “obter rotas”. A campanha mais indicada é a de anúncio local ou feed de produtos.

Depois de pensar em como fazer suas campanhas, é importante saber como medir o retorno delas. O primeiro passo para mensurar resultados é ter metas bem definidas, para isso, confira a coluna assinada pela especialista Marina Mattoso, na qual ela explica como definir objetivos e traçar metas, clicando aqui.

Escrito por Láisa Naiane

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