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Geração Z: 76% consomem Internet e TV ao mesmo tempo

Estudo da Kantar IBOPE Media, “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada”, revela como esse público se relaciona, consome e usam as mídias de comunicação

Estudo da Kantar IBOPE Media “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada” revela dados de comportamento desse público
Foto: Pxhere

Geração Z: 76% consomem Internet e TV ao mesmo tempo, aponta o relatório da Kantar IBOPE Media, “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada”, que revela dados sobre o comportamentos dos jovens nascidos entre 1995 e 2010, conhecida por ser a primeira leva de nativos digitais. O estudo aponta como ter a Internet sempre à disposição, sem a necessidade de adaptações à tecnologia, impacta a forma como esse público se relaciona, consome e usa a mídia.

Uma das características marcantes da Geração Z é ser altamente conectada: 98% deles acessam a internet. No entanto, conectividade não é só “estar online”. Os gen Zs se destacam, também, pela intensidade do uso da tecnologia: acessam à Internet de mais dispositivos e por mais tempo. Enquanto a população geral navega, em média, cerca de 5h26 por dia, os gen Zs passam 6h45 na web.

Estudo da Kantar IBOPE Media “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada” revela dados de comportamento desse público
Estudo da Kantar IBOPE Media “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada” revela dados de comportamento desse público. Foto: Reprodução/Kantar IBOPE Media

O dispositivo mais comum para realizar essa “missão” é o smartphone: 98% acessam a internet por meio dele. Computador ou notebook (37%), Smart TV (25%) e videogame (5%) são as outras plataformas de consumo escolhidas.

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Entre os conteúdos mais acessados, por sua vez, as redes sociais têm grande impacto para esta geração. É válido destacar que eles preferem comunicações rápidas, o que faz com que foquem mais em stories (publicações curtas e temporárias) e menos na linha do tempo (posts longos e permanentes).

Apesar de o Facebook ser o mais consumido entre todas as faixas etárias, ganham destaque redes sociais como Instagram, TikTok e Twitter, com o uso muito acima do que a média da população.

Estudo da Kantar IBOPE Media “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada” revela dados de comportamento desse público
Estudo da Kantar IBOPE Media “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada” revela dados de comportamento desse público. Foto: Reprodução/Kantar IBOPE Media

Geração Z e o relacionamento com as marcas

Por serem altamente conectados, os integrantes da Geração Z são expostos a uma grande quantidade de informação diariamente. Segundo o relatório da Kantar IBOPE Media, as marcas que querem se destacar nesse mar de conteúdo precisam agir justamente como esse público, ou seja, marcar presença em múltiplos canais.

Estudo da Kantar IBOPE Media “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada” revela dados de comportamento desse público
Estudo da Kantar IBOPE Media “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada” revela dados de comportamento desse público. Foto: Reprodução/Kantar IBOPE Media

Quando o assunto é relacionamento, 60% dos gen Zs costumam seguir marcas nas redes sociais. O número está muito acima da população geral: 36%. Ainda vale ressaltar que 62% conversam com muitas pessoas sobre produtos e serviços. Os dados divulgados fazem parte da edição de setembro do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela Kantar IBOPE Media, confira o relatório completo acessando aqui.