Furacão 2000: a trajetória da produtora que fortaleceu o funk no Brasil e revelou talentos como Anitta e Valesca
“A número 1 do Brasil”, como ficou conhecida, Furacão 2000 é uma das maiores referências quando se fala na disseminação do movimento funk no país e estará presente no 90’s Festival
É inimaginável olhar para a história do movimento funk no Brasil e não associar instantaneamente aos famosos paredões de som da Furacão 2000. A produtora, que foi se tornando uma multiplataforma, se tornou um polo central quando o assunto é fazer e propagar o ritmo pelo país. Anos-luz antes de o gênero ser reconhecido a nível global, a Furacão 2000, presente no line-up do 90’s Festival, já fomentava uma cultura e, com seus baile funks, marcava a história de pessoas comuns nas periferias e a trajetória de vários artistas que começaram na produtora acompanhados do prefixo de MCs.
LEIA MAIS:
- Furacão 2000 faz homenagem a Anitta após cantora divulgar palco do Rock in Rio inspirado na festa
- 90’s Festival estreia no Rio com shows de Daniela Mercury, CPM 22, Marcelo Falcão e mais
- Alcione no funk? Cantora abre exceção para Davi Kneip em projeto inédito
- No Dia Nacional do Funk, YouTube lista clipes do gênero que ultrapassam bilhões de visualizações
- Biel do Furduncinho: a trajetória do hitmaker até a chegada do EP EU SOU O FUNK
Apesar do ‘2000’ no nome, a Furacão começou a dar seus primeiros passos na década de 1970. Naquele momento, duas equipes de som se fundiam dando vida ao projeto. Eram elas a Som 2000, de Rômulo Costa, e a Guarani 2000, de Gilberto Guarani.
Entretanto, foi mais tarde, nos anos 1990, que o funk começou a se popularizar no Brasil, facilitado pela presença e engajamento da Furacão 2000 com o gênero. Nessa época, os baile funks promovidos pela produtora já ‘bombavam’ nas periferias do Rio de Janeiro, que, inclusive, eram utilizadas como tema central das músicas lançadas pelos MCs da época.
As músicas, que eram fortemente influenciadas pelo Miami Bass, subgênero do hip-hop, traziam letras que revelavam as problemáticas que os moradores das comunidades enfrentavam, como o preconceito, o racismo, a desigualdade social e a violência. MC Marcinho, Mr. Catra e Claudinho & Buchecha eram alguns dos funkeiros que se destacavam naquele período.
Nos anos 2000, a Furacão manteve sua força, no entanto, as letras ganharam uma conotação mais sexual e romântica. Os bailes continuavam a todo vapor, se expandindo cada vez mais pela capital fluminense, e a produtora ganhando cada vez mais espaço, com programa próprio na TV, no rádio e com lançamentos constantes em mídias como CD e DVD.
Além de todo o sucesso do Bonde do Tigrão, como em músicas atemporais como “Cerol na Mão”, “Só as Cachorras” e “Tchutchuca”, o movimento na época foi muito bem representado por artistas como Os Hawaianos, Os Ousados, MC Bola de Fogo e as Foguentas, Gaiola das Popozudas, Tati Quebra-Barraco, MC Sabrina e outros. Teve destaque aqui, ainda, uma presença maior de artistas mulheres e grupos femininos como parte do movimento.
Ao início dos anos 2010, os bailes funk realizados pela produtora estendiam seu sucesso e um dos maiores destaques do período foi Anitta – à época MC Anitta. Antes de se tornar uma estrela global, com bilhões de streamings pelo mundo e indicação ao Grammy Awards, a artista iniciou a carreira na produtora com faixas como “Eu Vou Ficar” e “Proposta”.
Atualmente, a produtora segue como uma multiplataforma, com diversos projetos associados ao funk. A Furacão 2000 possui alguns MCs em seu casting, e constantemente dá a oportunidade de revelar outros talentos. A presença forte do projeto é vista, hoje, em sets no line-up de grandes festivais pelo país.
Furacão 2000 vai estar na edição de estreia do 90’s Festival, no Rio
Os cariocas vão ganhar um novo festival neste fim de semana, dos dias 19, 20 e 21 de julho, que virá como uma inesquecível retrospectiva aos anos 90. O 90’s Festival, que acontecerá na Marina da Glória, trará uma série de shows que irão despertar a nostalgia e ativações de marca que irão transportar o público para aqueles saudosos anos.
Além da Furacão 2000, com funks que marcaram a década de 90, o evento terá shows de Daniela Mercury, Timbalada, Detonautas, Raimundos, CPM 22, Valesca Popozuda, DJ Marlboro, Buchecha, É o Tchan! e muito mais. O set da Furacão está marcado para esta sexta-feira (19), primeiro dia do festival, 00h (de sexta-feira para sábado).
SERVIÇO
90’s Festival
Data: de 19 a 21 de julho de 2024
Marina da Glória – Av Infante Dom Henrique, s/n, Glória
Horários de abertura dos portões: sexta às 19h, sábado às 17h, domingo às 15h
Classificação: 18 anos
Ingressos:
2º lote: de R$100 a R$360 (+ taxa)
* Meia-entrada prevista na lei;
** Ingresso solidário com desconto de 40% mediante a doação de 1kg de alimento não perecível;
* Clientes Claro têm direito a meia-entrada com o cupom disponível na plataforma da operadora, durante a pré-venda.
Onde comprar:
19 de julho, sexta-feira:
https://www.ingresse.com/90s-festival-sex-1907/
20 de julho, sábado:
https://www.ingresse.com/90s-festival-sab-2007/
21 de julho, domingo:
https://www.ingresse.com/90s-festival-dom-2107/