Funkeiros de Minas Gerais se destacam e ganham mais espaço na cena musical nacional

Nomes como MC Luan da BS e MC Anjim estão entre os maiores virais do Brasil.

Apesar de ser um gênero musical originário do Rio de Janeiro e por isso conhecido popularmente como Funk Carioca, o estilo já deixou de ser uma exclusividade da cidade maravilhosa. O Brasil inteiro já o abraçou como mais um produto nacional e, em cada canto, o Funk ganha uma pitada regional diferente. Entre todos eles, o Funk de Minas Gerais vem ganhando cada vez mais destaque na cena musical nacional.

MC Luan da BS MC Anjim
MC Luan da BS e MC Anjim (Foto: Divulgação)

Os trabalhos e a musicalidade dos MCs mineiros, como o MC Luan da BS e MC Anjim, já ultrapassaram a barreira do estado de Minas Gerais e vêm se destacando entre os maiores virais do Brasil, conquistando um público cada vez maior em todo o país e espaço nas várias plataformas de streaming. Além disso, eles também ganharam grande investimento da ONErpm, que vem depositando grandes esforços para o crescimentos de artistas do Funk de Minas Gerais.

O canal do YouTube da Doug Films, por exemplo, que produz videoclipes para diversos artistas do Funk de Minas Gerais, iniciou seu trabalho em 2016 e já neste ano ultrapassou a marca de 4 milhões de inscritos.

“O funk de BH está no seu melhor momento desde o início da sua história, sendo ele um ritmo que ganhou bastante destaque no Tik Tok. Sua batida contém uma mistura de vários elementos, que é de ‘bugar’ a mente dos produtores de beats. A melodia arrastada dos MCs acompanhado de uma bela batida encantou à internet! O funk de BH é original e nativo, tal estilo que vem ganhando cada dia mais espaço no Brasil inteiro e nós, da Doug Filmes, temos orgulho de acompanhar e crescer junto desde o início”, comenta Doug, CEO da Doug Films.

Dentro do portfólio da Doug Films estão hits como “Cupido FDP 2” e “Menina se Prepara”.

O estilo próprio do Funk de Minas Gerais

MC Kaio, MC L da Vinte e MC Rick
MC Kaio, MC L da Vinte e MC Rick (Foto: Divulgação)

Apesar do atual boom dos funkeiros de Minas Gerais, não é de hoje que a cena de funk é forte no estado do sudeste do Brasil. Além disso, o funk mineiro também tem um estilo bem particular e singular: o chamado Funk Consciente. Esse estilo é o que predomina por lá, com grandes nomes da cena originários de Belo Horizonte, capital do estado, entre eles MC Danone e os MCs Cuca e Yuri.

Mesmo com o crescimento exponencial, foi apenas em 2020 que as produtoras começaram a apostar mais no funk mineiro. Em 2021, ele já representa 21% dos streams de funk da ONErpm, como explicou Guilherme Aurélio, CEO da Produtora Funk Explode:

“Antes da Pandemia, estávamos indo muito bem e fazendo muitos shows. Com a chegada do isolamento, travou toda nossa agenda e toda receita de apresentações. Decidimos então focar na criação de conteúdo, aumentando o número de lançamentos e prezando pela qualidade das nossas músicas. Esse processo deu muito certo e conseguimos emplacar várias músicas no nosso canal, o Funk Explode. Para obter esses resultados, estudamos muito todo o mercado da música. Repassamos todos esses conhecimentos aos artistas da empresa. Explicando o que fazer, como se posicionar, conhecimento de marketing e implantamos métodos para que fosse colocado tudo isso em prática: criamos um sistema de pontuação entre os artistas para incentivá-los a criar conteúdo, ganhando alguns benefícios dentro da produtora.”

Já para os artistas, como MC Anjim, que está atualmente no Top 2 do Spotify Brasil com a música “Bala Love”, tudo parece ainda um pouco inacreditável.

“Para falar a verdade, a minha ficha nem caiu ainda, tô muito surpreso com tudo que tá acontecendo. Mas sempre tive esse sentimento dentro de mim e valorizo muito todo o corre que fiz pra estar aqui hoje. A pandemia me deixou num momento de muita insegurança pelo o que vinha pela frente e, quem trabalha com música, principalmente com o funk, sabe que os shows pra gente são fundamentais. Então ver hoje toda a dedicação sendo valorizada e acolhida pelo público é muito gratificante e emocionante pra mim. Fico feliz demais de poder levar minha música para patamares cada vez maiores, hoje a gente tá aí no Top 2 do Spotify Brasil e também no Top 160 do Spotify Mundial. Acho que isso é uma vitória imensa pro funk como um todo, mas quero reforçar que BH é um polo artístico que está cada dia mais forte. Olhem muito para cá, que vocês vão ver muita coisa boa por aqui”, afirmou MC Anjim.

Para celebrara ainda mais o Funk de Minas Gerais, a ONErpm criou uma playlist especial com os principais sucessos lançados pelos MCs mineiros. A playlist “Funk Mineiro” pode ser acessada no Spotify.

A ONErpm

O MC Anjim e outros MCs de Minas Gerais fazem parte do elenco da ONErpm, empresa considerada como uma potência na redefinição da nova indústria da música. Além de ser uma força do ramo que mais cresce no mercado global, também conta com mais de 3 mil canais do YouTube que geram coletivamente mais de 8,5 bilhões de views por mês. A ONErpm é também a maior network de música da América Latina e uma das maiores do mundo.

Além dos escritórios e estúdios em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, as fronteiras foram atravessadas com espaços em Nova York, Nashville, Miami, Atlanta, Los Angeles, São Francisco, Lima, Santiago do Chile, Buenos Aires, Bogotá, Cidade do México, Kingston, Madrid, Kiev, Abuja e Moscou.