O mundo está de olho no Brasil, sim ou claro? O funk, que surgiu marginalizado e aos poucos conquistou seu espaço, hoje se faz presente em vários lançamentos internacionais. Seus percursores traçaram um longo caminho até chegar ao mainstream e, agora, nomes como Karol G, Charli XCX e TXT aparecem desfrutando do ritmo brasileiro.
A artista colombiana, por exemplo, se jogou no ritmo ao aceitar um convite para cantar no remix de “Tá Ok”, hit do Dennis e Kevin o Chris, e já prometeu um EP de funk! Em 2023, ela chegou a performar a colaboração durante o VMA com um time de dançarinos que fizeram o palco ferver.
Charli XCX, por sua vez, recentemente cantou uma prévia de sua nova faixa “Everything is Romantic”. A sonoridade? Mais funk!
SOLTA O FUNK! Confira novo verso de ‘Everything is Romantic’, faixa presente no álbum ‘BRAT’ de Charli XCX. pic.twitter.com/Q9L2xkUDKL
De quebra, a cantora argentina Nathy Peluso lançou o álbum “GRASA” e uma das faixas ganhou destaque na mídia. “MENINA”, parceria com Lua de Santana, possui batidas de funk e, pra completar, um verso em português!
Ah, e até no KPOP, do outro lado do mundo, podemos ouvir o ritmo em algumas produções, como no feat do TXT com Anitta, “Back for More”.
Será que estamos caminhando para uma nova fórmula de sucesso mundial? O funk é do Brasil!