in

Francisco, el Hombre lança clipe de sua versão de “Roda Viva”, música de Chico Buarque

Nova versão da música está na trilha sonora do documentário “A Fantástica Fábrica de Golpes”.

Foto: Rafael Avancini

A nova música da banda Francisco, el Hombre é especial. Não só por ser sua nova aposta, mas porque é uma regravação de um grande clássico de Chico Buarque: “Roda Viva”, que já chega com videoclipe poderoso.

Francisco, el Hombre Roda Viva
Foto: Rafael Avancini

A nova versão de “Roda Viva”, apresentada agora pela banda Francisco, el Hombre, faz parte da trilha sonora do documentário “A Fantástica Fábrica de Golpes”, que destrincha o colapso da democracia brasileira a partir do golpe que resultou no impeachment de Dilma Rousseff. O filme leva a assinatura de Victor Fraga e Valnei Nunes e é uma co-produção do Brasil com o Reino Unido.

Para deixar ainda mais especial, a banda junta “Roda Viva”, faixa tão relevante hoje quanto foi em 1967, quando foi apresentada por Chico Buarque e a banda MPB-4, com outro clássico do cantor e compositor: “Apesar de Você”, ambas as músicas sinônimos de resistência à ditadura.

“‘Roda Viva’ é uma música cíclica, que vai acontecendo de novo e de novo, sempre levemente diferente, porém em ciclos. Acho que essa característica tem uma analogia forte com as fases da história”, reflete Mateo Piracés-Ugarte, da banda Francisco, el Hombre.

“O contexto em que essa música surgiu, após o golpe militar de 64, traz muitas semelhanças com o período que vivemos atualmente, com crises políticas, questionamento sobre os direitos básicos humanos, manipulação midiática… Tudo isso parece se repetir na história, que é cíclica como a canção”, completa, em comunicado à imprensa.

A sonoridade da nova versão de “Roda Viva”

Para a sonoridade da nova versão de “Roda Viva”, a banda Francisco, el Hombre resolveu honrar cada um desses “ciclos” que marcam a trajetória dessa emblemática música, incluindo forte arranjo de vozes, inspirações em ritmos latino-americanos (como a bachata, da República Dominicana), uma presença de guitarra e a participação ilustre do instrumentista chileno Rodrigo Rojas nos teclados.

Para o clipe, a diretora Gabi Jacob incluiu cenas do próprio documentário “A Fantástica Fábrica de Golpes”, deixando a produção ainda mais poderosa.

Veja: