“Os eventos estão de volta… e agora?” é, certamente, a dúvida que paira na cabeça de muitos profissionais de eventos. O øclb busca retrair a grande incógnita que perdura há mais de um ano e meio entre os profissionais do setor e apresenta, de 18 a 20 de outubro, a imersão gratuita “semana øclb comunidade“, para discutir aspectos profundos (e recém levantados) sobre o futuro do entretenimento, eventos e experiências. Além de desenvolver os participantes, também conta com certificação ao fim da formação.
As aulas debaterão ao vivo (ou seja, sem reprise) desde o perfil do novo profissional criador de experiências, que agora enfrenta uma jornada infinita e ultrapassando as barreiras físicas e reverberando perpetuamente no online, até a gestão de comunidades sob essa nova ótica com grandes especialistas de mercado: Ana Garcia (fundadora do festival No Ar: Coquetel Molotov), Andrea Galasso (International Projects Tomorrrowland), Gabriela Paz (Gerente Eventos Natura) e Guilherme Bailão (head de brand experience Heineken). Clique aqui para se inscrever!
Além disso, o øclb se juntou ao instituto de pesquisa Mindminers para elaborar o primeiro estudo sobre a adoção e consumo de eventos e experiências digitais do Brasil — afinal o entretenimento não parou, mudou de palco, gerando novos comportamentos e tendências.
Relatório de consumo de eventos online
Realizado por meio de um questionário online na plataforma de Human Analytics da Mindminers, o estudo contou com 1.000 respondentes de todo o país, distribuídos de acordo com a representatividade de perfil do IBGE, em campos de coleta realizados entre 30 de julho a 3 de agosto de 2021. O nível de confiança é de 95% e margem de erro de 3,1%.
Alguns dos principais dados apurados pela pesquisa trazem à tona informações relevantes para uma retomada mais assertiva do setor: a elevada aceitação de eventos online (94%) e a aposta que os eventos online vão continuar crescendo mesmo com a volta dos eventos presenciais (78%) ; além de elencar os pontos mais vantajosos desse formato, em que destacam-se a economia de custos (é mais barato para os participantes), comodidade (possibilidade de assistir gravações) e acesso (já que não há deslocamento físico).
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Lançamento de podcast
Há 8 anos estudando as transformações da indústria do entretenimento ao vivo e transformando seus estudos em insights e conteúdos autorais, øclb aproveitará a ocasião para lançar também, no dia 6 de outubro, o “podcast para quem leva diversão a sério”, øclb podcast. O primeiro convidado será Luciano Luccas, head de parcerias LATAM Coca-Cola e o podcast será disponibilizado nas principais plataformas de streaming.
Os próximos episódios contarão com profissionais reconhecidos e admirados como Luis Justo (CEO Rock in Rio), Adriana Barbosa (fundadora do festival Feira Preta e CEO da ONG Preta HUB) e Tereza Santos (primeira CEO feminina da Sympla).
Sobre øclb (O Clube)
Fruto do conhecimento conjunto de Carol Soares e Franklin Costa, øclb surgiu em 2017 quando o casal decidiu deixar uma vida confortável no Rio de Janeiro para viverem como nômades digitais. O primeiro destino foi uma pesquisa de três meses nos EUA para uma imersão nos festivais SXSW, Coachella e Ultra.
O objetivo era trazer insights para seus projetos de consultorias e cursos. Do exterior, em contato com seus clientes no Brasil, a dupla deu origem a uma comunidade que acompanhava as lives mensais que o casal fazia para apontar tendências do setor.
“Foi uma brincadeira nossa na época, a ideia de um clube (abreviado por øclb) de conteúdos e trocas sobre o futuro do entretenimento, uma comunidade que se conectaria uma vez por mês de forma online para debater um tema que a gente estava pesquisando em nossas imersões internacionais em eventos e festivais”, conta Carol.
O formato da comunidade foi se moldando nesses quatro anos, com edições presenciais e itinerantes que passaram por diversas capitais brasileiras (øclb Tour) e um formato em Masterclass com convidados e especialistas do setor. A partir de 2018, também passaram a oferecer viagens para grandes festivais internacionais com roteiros especialmente preparados para ampliar toda a experiência dos participantes (øclb Journey). A cada evento, novos participantes ingressam para “O CLuBe”, que em 2020 se tornou oficialmente “a primeira comunidade de criadores de experiências do Brasil”.
Quando veio a pandemia, øclb também se adaptou. Além da comunidade, Franklin e Carol passaram os três primeiros meses de isolamento em São Paulo, período em que se mantiveram ativos com o projeto øclb de Pijamas, uma série de lives com grandes players do mercado apontando caminhos e perspectivas para enfrentar a situação inédita.