Não teve para ninguém! De acordo com lista divulgada pela Rolling Stone na última terça-feira, 05 de dezembro, Taylor Swift teve o álbum mais vendido do ano com o “folklore“. Esse foi o disco que a cantora lançou no meio da quarentena, de surpresa, causando uma ruptura em sua sonoridade e apostando em algo mais conceitual.
Na época do lançamento, o disco foi muito elogiado. “Essas são músicas maravilhosamente, cheias de empatia por personagens oprimidos, agredidos pela vida, mas sempre prontos para lutar, superando a distância social com melodias langorosas e emoções profundas. O bloqueio pode ter sido um momento terrível para a música e para os músicos, mas resultou no álbum mais poderoso e maduro de Taylor Swift até hoje“, escreveu o The Telegraph.
O “folklore” fica em primeiro lugar na lista de vendas puras – sem contar streaming. Ela tem mais que o dobro do segundo lugar, que é o “After Hours“, do The Weeknd. Dá para perceber que o pop tem muito destaque. Vale destacar que os dados são dos Estados Unidos.
Veja o ranking baseado nas vendas:
- Folklore, Taylor Swift – 1.2 milhão
- After Hours, The Weeknd – 476,000
- Map of the Soul: 7, BTS – 361,000
- Legends Never Die, Juice Wrld – 342,000
- Fine Line, Harry Styles – 333,000
- Chromatica, Lady Gaga – 312,000
- Manic, Halsey – 279,000
- Evermore, Taylor Swift – 270,000
- Music to Be Murdered By, Eminem – 259,000
- Here and Now, Kenny Chesney – 259,000
Para ter uma ideia de como o streaming altera o mercado da música, o top 10 dos maiores discos nas plataformas on-demand é bem diferente, completamente dominado pelo hip hop. Os números também são bem maiores, todos na casa dos bilhões. O único que se repete na lista é o The Weeknd, que navega entre gêneros.
Veja o ranking baseado no streaming:
- My Turn, Lil Baby – 3 bilhões
- Shoot for the Stars, Aim for the Moon, Pop Smoke – 2.6 bilhões
- Legends Never Die, Juice Wrld – 2.3 bilhões
- Please Excuse Me for Being Antisocial, Roddy Ricch – 2.3 bilhões
- Hollywood’s Bleeding, Post Malone – 2.2 bilhões
- After Hours, The Weeknd – 1.8 bilhões
- Eternal Atake, Lil Uzi Vert – 1.7 bilhões
- YHLQMDLG, Bad Bunny – 1.6 bilhões
- Blame It on Baby, DaBaby – 1.6 bilhões
- Hamilton, Various Artists – 1.5 bilhões
Interessante, não é mesmo? A força do streaming é inegável e muda o mundo da música de maneira única, como nunca antes.