in , , , ,

First Listen: Samba-reggae de Silva com Ivete te transporta ao Carnaval de Salvador; veja a letra!


Em single que será lançado nesta sexta, Silva e Ivete cantam sobre uma paixão de Carnaval (Crédito: Breno Galtier/Divulgação)

Não é de hoje que o cantor e compositor capixaba, Silva, flerta com a música baiana. Desde o início da carreira, já foram três incursões bem-sucedidas no Axé Music, com as autorais “A Cor é Rosa”, “Brisa” e “Nós Dois Aqui” – essa última com participação de Illy. Agora, Silva nos convida a subir as ladeiras de Salvador mais uma vez e na companhia de ninguém menos que Ivete Sangalo. Intitulado “Pra Vida Inteira”, o novo single do cantor, gravado com a musa baiana, será lançado via selo slap (Som Livre), nesta sexta-feira (10), nas plataformas digitais.

O POPline ouviu a música de Silva em primeira mão e traz, aqui, as primeiras impressões sobre o novo trabalho do artista. “Pra Vida Inteira” é um samba-reggae solar, com clima romântico. A canção foi composta pelo irmão do cantor, Lucas Silva, que fez a letra e melodia. Os versos falam de uma paixão que começou no Carnaval, mas promete ser para vida inteira. Isso fica evidente no trecho do refrão que diz: “Amor, vem comigo pra além do suado tambor / Quando o bloco acabar, eu só quero que seja eu e você / A vida inteira”.

Ao longo de sua trajetória musical, Silva passeou com maestria pelo Indie, Pop, Bossa Nova, Samba e MPB. Com a música baiana não é diferente. O tom de voz do cantor, suave e doce, casa bem com o suingue e malemolência do samba-reggae, ritmo que nasceu da fusão do samba duro, com o reggae jamaicano e o funk.

Está tudo lá: a base forte e marcante dos repiques e timbales, o surdo – que faz uma condução mais “raiz” – a viola, guitarra, baixo, e, é claro, os instrumentos de sopro, com forte influência do merengue, da salsa e também do candomblé. A produção e o arranjo são assinados por Letieres Leite, músico com mais de 30 anos de carreira, criador da Orkestra Rumpilezz.

Os  sopros, aliás, merecem destaque. São eles que fazem a ponte para a chegada de Ivete, na canção. Com sua voz grave inconfundível, a baiana repete a primeira estrofe da música e, em seguida, divide os vocais com Silva no refrão.

O dueto casa muito bem com o clima de leveza e carinho que a música quer transmitir. “Pra Vida Inteira” certamente vai te lembrar outros trabalhos de Silva. Mas isso se deve, talvez, ao fato do cantor surfar por diversas ondas sem perder sua essência, o que só comprova sua versatilidade e talento.

Todo esse balé musical nos transporta, imediatamente, ao Carnaval de Salvador, quando o trio elétrico engata uma marcha lenta para subir a Avenida Carlos Gomes, depois de virar a curva da Praça Castro Alves, no circuito tradicional da festa. Tem clima de nostalgia, de calor, paixão, suor, beijo na boca e cerveja. Está longe de ser um típico hit de verão, mas, certamente, vai atender ao desejo externalizado por Silva: fazer uma canção que seja ouvida para o resto da vida. Vale o streaming!

Ficha Técnica:

Pra Vida Inteira | Silva com Ivete Sangalo

Produzido por Letieres Leite para SLAP/Som Livre
Letieres Leite | Arranjo, Regência, Synth, Programação de Base

Lucas Maciel | Timbal, Repique
Emerson Taquari | Timbal, Repique
Kaina do Jeje | Timbal, Surdo de Dobra, Caixa Clara

Jaguar Andrade | Violão, Guitarra, Baixo, Programação de Base

Marcelo Galter | Synthbass, Pad

Gilmar Chaves | Trombone
Guiga Scott | Trompete, Flugelhorn
João Teoria | Trompete, Flugelhorn
Leo Rocha | Sax Tenor
André Becker | Sax Alto, Flauta C

Confira a letra da música!

Eu estava sozinho na paz de Oxalá
Não queria um amor para me ocupar
Mas não pude evitar olhar o seu olhar
Parou a minha vida inteira

É lá dentro do olho que tem confusão
Pra abalar a existência, tirar o meu chão
Mas agora que já abalou, segura minha mão
Vamos subir ladeira

Amor, eu só penso na hora de te encontrar
Os repiques que batem no meu coração
Fazem todo sentido na hora que eu vou te beijar

Amor, vem comigo pra além do suado tambor
Quando o bloco acabar eu só quero que seja eu e você
A vida inteira