in

First Listen: o resultado da união entre Katy Perry e Zedd em “365”


“365” é o título da tão aguardada parceria entre a cantora Katy Perry e o DJ Zedd. Essa é a realização de um sonho antigo do produtor, que já trabalhou com alguns dos maiores popstars, como Lady Gaga, Justin Bieber, Ariana Grande e Selena Gomez. Zedd e Perry entraram em estúdio em novembro, inspirados pela vida na estrada: ele foi ato de abertura de alguns shows da “Witness: The Tour”. Posso afirmar que essa faixa está finalizada, pelo menos, desde meados de janeiro. O anúncio oficial de seu lançamento aconteceu só nesta quarta (13/2), mas já não era uma surpresa para os fãs. A faixa já havia caído na rede e quem quis ouvir clandestinamente pôde escutá-la. O POPline, no entanto, respeitou o cronograma dos artistas e da gravadora e traz as informações apenas agora em mais uma edição do “First Listen”.

Antes de tudo, confira o trailer:

O single é creditado aos dois artistas: Zedd & Katy Perry, desta maneira. A música contraria totalmente as expectativas relacionadas a essa união, e você percebe isso logo no início. Não é uma farofa para as pistas – como “Beauty and a Beat” (2012), “I Want You To Know” (2015) ou “Break Free” (2014), produções de sucesso de Zedd. Mas, ufa, também não é country como “The Middle”, seu mais recente sucesso (nada contra, tenho até amigos que gostam). Nesta colaboração, ele se aproximou mais do universo de Katy Perry e da sonoridade soft pop do último álbum dela, “Witness” (2017). Na verdade, todos os singles desse disco ainda são mais comerciais. Quem gostou de “Witness” provavelmente se interessará pela faixa nova também.

“365” tem uma progressão melódica que intencionalmente marca sua passagem de tempo – afinal, a música é sobre a relação de uma pessoa com o tempo – e foge à estrutura óbvia-pero-genial do pop chiclete de Max Martin e Dr. Luke. Quem esperava um flerte com a era “Teenage Dream” (2010) nesta parceria, desculpa decepcionar: Katy Perry está nove anos a frente disso e seu som não é mais para adolescentes. Todos temos o direito de gostar ou não do trabalho que ela vem desenvolvendo, mas não se pode cobrar que um artista fique parado no tempo. Pense na sua própria vida: seus gostos e interesses de nove anos atrás não são os mesmos de hoje em dia. Caso sejam… estranho.

O single não é exatamente dançante, mas tem toda a pinta de que ganhará ótimos remixes – talvez até do próprio Zedd. Pela letra, dá para imaginar também um clipe divertido (Katy Perry adora esse tipo de vídeo). Ela canta sobre a vontade de passar todo o tempo com a pessoa amada em versos como “I think about you all the time, 24/7, 365”, “I want you to be there on a monday night, tuesday night, every night” e “you give me the night and day”. Ok, talvez um pouco obsessiva, mas a gente tende a ser assim em início de relacionamento, né?

Nesta música, Zedd trabalhou a produção de modo a evidenciar o vocal de Katy Perry. Não há uma batida que se sobreponha ou chame a atenção demais. Com isso, não quero dizer que Katy abusa de notas estendidas ou virtuosismos, porque não é o caso. Mas todos os interlúdios entre estrofes, que poderiam ser focados na produção do DJ, são preenchidos por pequenas firulas e brincadeiras da cantora com sua própria voz. Com a voz conduzindo, marcada pela produção de base, o ouvinte sente o tempo passar, em um bom sentido. É como se a música tivesse sido feita para uma daqueles cenas de filmes em que a história passa em modo avançado – vários dias em poucos 30 segundos, sabe? Posso estar enganado, mas “365” não deverá agradar de primeira à grande massa. Você ouve algumas vezes até se acostumar. Desfrutem. Sai na quinta (14/2).