in ,

First Listen: Mc Lan, Ludmilla, Ty Dolla $ign e TroyBoi enfileiram sentadas no funk “Malokera”


O mundo está de olho no funk brasileiro. Madonna, Jennifer Lopez, Diplo, J Balvin, 2 Chainz, French Montana, entre outros artistas internacionais, já quiseram sua parcela dessa “descoberta”. O gênero popular, surgido nas favelas do Rio de Janeiro, agora se desenvolve em um panorama global, com ficha técnica cosmopolita. É o caso de “Malokera”, single que será lançado na sexta (9/8) e que o POPline teve acesso exclusivo um dia antes. A faixa une os brasileiros MC Lan e Ludmilla aos americanos Ty Dolla $ign (conhecido por aqui por “Work From Home” com o Fifth Harmony), Skrillex (DJ vencedor de oito Grammys) e TroyBoi.

(Foto: Felipe Max)

“Vai, malokera, vai, representa e senta que senta que senta que senta” – assim começa a música, que traz todos os elementos que se podem esperar de um típico funk. Além da sentada tão amada pelos representantes do gênero, “Malokera” traz a batida pesada e marcante, sem concessões ou disfarces para tocar nas rádios. Não parece essa a intenção. A música é para tocar em baile funk mesmo. Com as colaborações internacionais, dá para vislumbrar também que ela tocará em sets de grandes festivais pelo mundo. O funk nada mais é, afinal, do que uma vertente brasileira da música eletrônica.

MC Lan domina os vocais imperativos sobre sentar e rebolar “a bundinha”: “hoje você vai sentar para o patrão, e logo depois vai sentar para o gerente”. Ty Dolla $ign e TroyBoi jogam algumas palavras em inglês no meio disso tudo – “come on, come on, baby” – e há também alguns palavrões pelo caminho. Longe de ser politicamente correta. Ludmilla canta até sobre maconha (“cadê o baseado?”).

A maior parte dos vocais da cantora aparecem na segunda metade da música. A cantora, que começou no funk, teve que se adequar às limitações e imposições do mainstream para tocar na rádio e na TV e conquistar um público massivo, mas agora que já é um nome forte no mercado apresenta o que pode ser o maior funkão de sua carreira pós-MC Beyoncé. Ela chega cantando “será que tu levanta? Porque se eu bater no chão, vai rolar explosão”.

Quando você ouvir poderá constatar: “Malokera” é contagiante sim. Ferve. E traz algo que só os brasileiros vão pegar: um sample de “Adoleta”, com MC Lan cantando “le peti peti polá vem que o Lan vai te pegar”.