Depois de viajarem com suas turnês de sucesso, Beyoncé e Taylor Swift resolveram levar os shows para as telonas. Com isso, os fãs já sonham com possíveis indicações – e quem sabe, vitórias – no Oscar. No entato, parece que as cantoras não poderão submeter suas produções audiovisuais para a premiação de cinema.
LEIA MAIS:
- Beyoncé no Brasil: Enlightenment Illuminism Act II passará por aqui?
- Confirmou? Travis Kelce fala de “perseguição” após romance com Taylor Swift
- P!nk critica rivalidade entre Beyoncé e Taylor Swift: “Podemos vencer ao mesmo tempo”
Segundo informações obtidas pela Variety, as cantoras devem ficar de fora do tapete vermelho do Oscar se dependerem dos filmes sobre as suas turnês. As cantoras, que chegarão aos cinemas com o “Renaissance: A Film by Beyoncé” e o “Taylor Swift: The Eras Tour” devem enfrentar dificuldades para tentarem uma indicação nas categorias de documentário ou técnicas da premiação.
De acordo com a definições seguidas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela gestão do Oscar, os documentários são filmes não-ficcionais que abordam temas culturais, artísticos, históricos, sociais, científicos, econômicos ou outros. A premiação ainda considera que eles “podem ser fotografados em ocorrência real, ou podem empregar reconstituição parcial, como imagens de arquivo, fotos, animação, stop-motion ou outras técnicas, desde que a ênfase esteja nos fatos e não na ficção”.
O Oscar ainda coloca, na Seção de Regras Especiais, que produções promocionais ou instrutivas não são elegiveis nas categorias dedicadas ao estilo de filme. A mesma regra também impede que “registros não filtrados de performances” sejam barrados
No caso de Beyoncé, ainda não é possível garantir que ela fique de fora de algumas das categorias. Afinal, de acordo com o trailer, a cantora mesclará as cenas da turnê com gravações que acompanharam o processo criativo por trás da produção do álbum e show.
No entanto, algo parecido foi feito pela cantora no “Homecoming“. O filme, lançado pela cantora em 2019, reuniu cenas dos ensaios para as duas apresentações do “Beychella”, que aconteceu durante o Coachella de 2018. Mesmo com diversas indicações no Emmy Awards, Beyoncé ficou de fora da disputa por uma estatueta do Oscar.
Mesmo que consigam desviar das regras da premiação cinematográfica, Beyoncé e Taylor Swift só poderão concorrer com seus filmes em 2025. Afinal, o prazo de submissão de produções para a 96ª edição do Oscar, que será realizada em 2024, foram encerrados em 2 de outubro. No entanto, segundo a Variety, nenhuma das duas enviou material de seus filmes para a Academia.