Novidade nos cinemas, o filme “O Sequestro do Voo 375” conta a história de um caso real que ocorreu em 1988: o sequestro de um voo com objetivo de matar o Presidente José Sarney. O episódio, amplamente noticiado nos jornais e na TV na época, serviu de inspiração para o terrorista Osama Bin Laden armar a estratégia do atentado terrorista às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, em 2001.
Veja o trailer do filme:
Leia mais:
- Suzana Pires fica careca para filme “Câncer com Ascendente em Virgem”
- “Maravilhoso Aquaman 2, mas aqui é Brasil, meu filho!”, diz Selton Mello na CCXP23
- Jesuíta Barbosa interpretará Ney Matogrosso no cinema
- Sandy e Fábio Porchat são um casal no teaser de “Evidências do Amor”
Como foi a histórica? Em 29 de setembro de 1988, um homem armado chamado Raimundo Nonato Alves da Conceição sequestrou um voo da Vasp com destino ao Rio de Janeiro. Ele matou o co-piloto, instaurou o pânico na tripulação e nos passageiros, e obrigou o piloto a mudar a rota para Brasília. Seu objetivo era jogar o avião em cima do Planalto para matar o Presidente da República José Sarney.
O atentado ao chefe de estado acabou não acontecendo, graças a um pouso forçado em Goiânia, e a situação foi contornada. Raimundo queria matar o presidente por promessas que não haviam sido cumpridas. O Brasil vivia uma época de alta inflação e desemprego, o que deixou o homem desesperado. Ele acabou sendo alvejado pela Polícia Federal e morreu dias depois no hospital.
Osama Bin Laden estudou o caso de Raimundo
A tentativa de atentado terrorista no Brasil inspirou Osama Bin Laden. Quando ele foi capturado e morto pelas autoridades dos Estados Unidos em 2011, páginas de jornal com o caso do voo da Vasp foram encontradas em seu arquivo. Ou seja, Osama Bin Laden havia estudado o sequestro do voo feito por Raimundo Nonato Alves da Conceição.
A história agora é resgatada com o filme “O Sequestro do Voo 375”, idealizado por Constâncio Viana após uma década de longa pesquisa. O papel de Raimundo Nonato é do ator Jorge Paz. O elenco inclui ainda Danilo Grangheia, Roberta Gualda, Gabriel Godoy, César Mello, Juliana Alves, Wagner Santisteban, Arianne Botelho, Diego Montez, Claudio Jaborandy, Johnnas Oliva e Adriano Garib, com direção de Marcus Baldini.