O Festival do Rio apresenta, no dia 10 de outubro, a primeira exibição do filme nacional “As Polacas”. O longa-metragem, que ganhou seu primeiro teaser e pôster nesta quarta (4/10), conta a história de mulheres europeias – a maioria de origem polonesa – que foram enganadas e trazidas ao Brasil para trabalhar em prostíbulos.
Leia mais:
- “Priscilla”, de Sofia Coppola, encerrará o Festival do Rio
- Caco Ciocler vai viver super-herói no cinema: conheça o Overman
“O filme retrata as dores e os absurdos a que as polacas, que eram escravas sexuais, estavam sujeitas, mas também mostra como a união e a organização – a sororidade, no caso das mulheres – são uma poderosa estratégia de combate à violência. ‘As Polacas’ atravessa temas atuais e urgentes, como o tráfico de pessoas e os refugiados”, destaca o diretor João Jardim (de “Getúlio”).
O elenco conta com Valentina Herszage, Caco Ciocler, Dora Freind, Amaurih Oliveira, Otavio Muller, Clarice Niskier, Anna Kutner, Erom Cordeiro, Bruce Gomlevsky e Isis Pessino. O filme tem roteiro de Jacqueline Vargas e Flavio Araújo e roteiro final de George Moura.
Confira o teaser e a sinopse:
1917. Fugindo da fome e da guerra na Polônia, Rebeca (Valentina Herszage) chega ao Brasil para reencontrar o marido e iniciar uma nova vida. Porém, ao contrário das promessas de felicidade, a realidade que encontra no Rio de Janeiro é completamente diferente. Ela descobre que seu marido faleceu e acaba refém de uma grande rede de prostituição e tráfico de mulheres, chefiada por Tzvi (Caco Ciocler). Mesmo tendo que transgredir com suas próprias crenças, Rebeca encontra aliadas que vivem o mesmo drama que ela e, juntas, lutarão por liberdade.
Depois do Festival do Rio, o filme será distribuído nos cinemas pela Imagem Filmes. A data de estreia no circuito comercial ainda não foi anunciada.