Connect with us

Maria Rita

“Fico apreensiva com a fase que estamos entrando”, opina Maria Rita sobre o futuro do Brasil

“A música e a cultura, de forma geral, são a voz de uma nação, são a voz de um povo da realidade, porque muitas vezes o artista entende a realidade e consegue transformar ela e expor ela de uma forma que talvez o outro não perceba, não entenda”, reflete a cantora

Published

on

Maria Rita opina sobre música, arte e política no Brasil. Foto: Divulgação

O Brasil não é para amadores! E com o atual cenário político e econômico do país está se tornando mais comum os artistas opinarem sobre o contexto da nação nesse momento. Em entrevista ao site “GaúchaZH”, quando questionada de que forma a música pode interferir, ou até ajudar na realidade do país, Maria Rita deu um depoimento inspirado:

“A música e a cultura, de forma geral, são a voz de uma nação, são a voz de um povo da realidade, porque muitas vezes o artista entende a realidade e consegue transformar ela e expor ela de uma forma que talvez o outro não perceba, não entenda. Digo isso com muita tranquilidade porque não sou compositora, e para mim a relação com a música é muito forte quando eu ouço a minha verdade, a minha história, na melodia e na poesia de outra pessoa. Isso se dá também em filme, em livro. A cultura e a música tem a capacidade de explicar e transformar a realidade, de elevar a alma humana. Um país sem cultura, sem memória, é um país sem historia. Fico muito apreensiva com essa fase em que estamos entrando, em que estranhamente os agentes da cultura, produtores de cultura em geral viraram inimigos da nação. Isso não é verdade. Acho que mais do que nunca os artistas estão se movendo um em direção a um movimento agregador, de resistência, de inteligência emocional, de serenidade. O inconsciente coletivo de uma nação, a historia de uma nação, muitas vezes é traduzidos e explicado graças à cultura, aos agentes de criação e produção cultural”.

Diante das constantes perseguições que os artistas enfrentam no Brasil de 2018 por apenas exporem às suas opiniões políticas, quando questionada se atualmente no país ser artista é um ato de coragem, com a objetividade de uma jornalista de formação, Maria Rita é clara:

“Está sendo, infelizmente. Estranhamente, do nada, parece que artista virou inimigo, e não é. O entretenimento é fundamental para o ser humano. A música faz a trilha sonora da vida das pessoas. Ninguém comemora nada, nem a morte, sem uma trilha sonora. As pessoas, para esquecerem seus problemas, utilizam o audiovisual, os livros. É inacreditável que se tenha caído nessa propaganda superficial de quinta categoria de que o artista é inimigo. Acho lamentável. Ser artista, na verdade, sempre foi um ato de coragem, por causa da realidade do país, da dificuldade de se fazer arte no país, mas ultimamente, especialmente de uns meses para cá, piorou. E a tendência é que isso se intensifique. Mas a fibra principal do artista é a coragem, o artista não pode ceder, a alma não permite”.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Rita

Mesmo fora do line-up do Rock in Rio, Maria Rita grava música para nova atração do festival

Published

on

Maria Rita (Foto: Daryan Dornelles)

Escalada para todas as edições do Rock in Rio desde 2011, Maria Rita não subirá ao palco em 2019, mas nem por isso estará de fora do festival. Ao lado de Tico Santa Cruz, Gaby Amarantos, Tony Belotto, Elza Soares e outros artistas, a cantora gravou nesta terça-feira (27) uma música que servirá para uma nova atração do evento. A “Nave” irá proporcionar experiências sensoriais ao público.

“É legal essa mensagem de reconexão. Venho falando muito isso, ontem mesmo falei com seguidores no Twitter, de olhar mais no olho dos outros, que é uma forma de sobrevivermos a esses tempos estranhos. Tem uma galera assustada. Falamos da dificuldade, atualmente pior, de se fazer arte no Brasil”, disse a cantora.

Ainda que não esteja escalada para algum dos palcos, Maria Rita revelou que levará seu filho mais velho Antônio, de 15 anos, para curtir o festival e que pode participar do Segue o Baile. “O Zé Ricardo [diretor artístico do palco Sunset e do palco Favela] já me disse que vai me chamar para o Segue o Baile, o evento após o último show do Palco Mundo”.

O Rock in Rio acontece entre os dias 27 e 29 de setembro e 3 e 6 de outubro.

Continue Reading

Maria Rita

Após 8 anos de casamento, termina união entre Maria Rita e Davi Moraes

Os dois são pais de Alice, de 6 anos

Published

on

Segundo informações da jornalista Mônica Bergamo, do jornal “Folha de São Paulo”, após 8 anos de casamento, os cantores Maria Rita e Davi Moraes decidiram colocar um ponto final na união. Os dois músicos estavam juntos desde 2011 e são pais de Alice, que nasceu em 2012. Maria Rita também é mãe de Antonio, fruto do seu relacionamento com o cineasta, Marcus Baldini.

Maria Rita, Davi Moraes e a filha Alice. Divulgação: Thiago Martins

Já Davi Moraes foi casado com a cantora Ivete Sangalo entre 2002 e 2004. Davi é filho de Moraes Moreira. O músico é discreto com sua vida pessoal.

Continue Reading

Siga a Playlist