Maria Bethânia em cena do filme “Fevereiros”, que estreará dia 31 de janeiro!
Grande campeã do carnaval carioca de 2016 com o samba-enredo: “Maria Bethânia: a menina dos olhos de Oyá”, o desfile da Mangueira e os bastidores deste acontecimento são o pano de fundo do documentário “Fevereiros”, que estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 31 de janeiro. O filme retrata os bastidores da preparação da Mangueira para retratar a vida de Maria Bethânia em uma viagem até o recôncavo baiano, na cidade de Santo Amaro da Purificação, terra natal da cantora. Nesse cenário são retratadas as semelhanças e diferenças entre as tradições do município e o samba carioca.
“Entre as inúmeras possibilidades de se homenagear Maria Bethânia, a escola escolheu tratar da sua devoção religiosa, do seu sincretismo pessoal que junta o candomblé, devoção católica e sabedorias herdadas dos índios. Essa forma de encarar a religiosidade é típica do Recôncavo baiano, região onde Bethânia nasceu, e que tem a particularidade de ter sido o lugar no Brasil que mais recebeu negros escravizados trazidos da África. Há 100 anos os baianos que chegavam ao Rio de Janeiro eram perseguidos por praticarem o candomblé ou fazerem samba nos seus quintais. No giro de um século, uma cantora baiana vence o carnaval com a Mangueira, por sua música e religiosidade, explica o diretor de “Fevereiros”, Marcio Debellian, sobre as motivações do filme.
O filme também conta com depoimentos da própria Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque e de membros da escola de samba Estação Primeira de Mangueira.