Festival Timbre 2023 acontece no sábado (23) e domingo (24) na arena externa do Teatro Municipal de Uberlândia (MG). Com 11 anos de existência, o evento deve movimentar mais de R$ 10 milhões na economia da cidade, segundo projeções da Eventaria e Timbre Cultural, empresas responsáveis pela organização e realização do evento.
Leia Mais:
- Festival Timbre abre edital para pitchings de artistas mineiros
- Exclusivo: Filtr Music e Festival Sarará se unem e promovem capacitação de mulheres negras na produção cultural
- Festival Sarará: Rico Dalasam, Marisa Monte e Timbalada são anunciados para edição 2023
O festival movimenta diferentes setores da economia do município. Além das apresentações que envolve a contratação de artistas, não só nacional mas também local e regional, o evento também envolve outros setores e prestadores de serviço como de aluguel, montagem e desmontagem de estrutura; palco, som e iluminação; projeção mapeada; confecção de brindes; confecção de materiais gráficos; decoração; divulgação em redes sociais e assessoria de imprensa; alimentação e bebidas; hospedagens; transporte aéreo e viário; equipe jurídica; captação de vídeos e fotos; impostos e outros tributos; contratação de equipes especializadas como seguranças e socorro médico; entre outros.
“A vinda de um evento para a cidade, movimenta 67 setores da economia, e com isso geramos empregos, renda e movimentação econômica em todos os setores ligados direta ou indiretamente ao turismo”, disse Bruna Barcelos, executiva de captação de eventos da Fundação Visite Uberlândia.
Segundo a organização do festival, só com hospedagem de bandas e outros profissionais das equipes técnicas de cada artista, o evento deve garantir à rede de hospedagem e hotelaria do município mais de 200 diárias.
Ao todo, as empresas responsáveis pela organização do festival estimam que são gerados mais de 500 empregos diretos e 5 mil indiretos durante o pré-evento, no evento e pós-evento.
“Recebemos diversas mensagens do público pedindo indicações de excursões e de hospedagens. Só no último ano, contabilizamos 35% de pessoas vindas de outras cidades de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. O Timbre é, com certeza, um dos eventos que mais traz pessoas à Uberlândia”, explica Lucas Cordeiro, um dos organizadores do Timbre.
Ele destaca ainda o trabalho social que é realizado por meio do Festival, uma vez que os alimentos não perecíveis arrecadados durante o evento são doados para instituições de caridade da cidade. Só em sua última edição, foram arrecadadas mais de seis toneladas de alimentos, em parceria com o Mesa Brasil do SESC, que redestina à diversas instituições acolhidas pelo projeto.