Clube da Guitarrada, Aldo Sena e Mestre Curica | Foto: Isabella Moraes
in

Festival Sonido estreia versão online e televisiva; confira grade

O evento será transmitido no canal de TV fechada Music Box e no YouTube

O “Festival Sonido – Música Instrumental & Experimental” vai estrear em versão online e televisiva este ano. O evento, que acontece desde 2015 na capital paraense, em pleno Mercado do Ver-o-Peso, será transmitido sempre às quartas-feiras (4, 11, 18 e 25 de agosto), às 20h30, no canal de TV fechada Music Box e a partir das 21h, no canal do Se Rasgum no YouTube.

Com curadoria e produção da Se Rasgum Produções, o Festival conta com quatro sessions gravadas no Solar da Beira, em Belém. A programação, pensada como uma forma de representar o Festival Sonido presencial, traz shows combinados que reúnem a guitarrada, carimbó e o tecnobrega paraense, com uma música eletrônica mais universal, além de entrevistas.

“O Sonido traz a singularidade de ser um festival voltado para a música instrumental e experimental, mas que provoca o público a dançar e curtir um mergulho no trabalho autoral de artistas que transitam entre gêneros pouco visitados e experimentais”, revela a organização do evento.

Marcelo Falcão, Marcelo D2, Samuel Rosa e mais se apresentam em festival virtual

Programação do Festival Sonido:

O projeto começa no dia 4 de agosto com o Clube da Guitarrada, movimento formado por uma nova geração de músicos com a missão de manter a chama da guitarrada acesa, reverenciando seus mestres e criadores. Mestre Aldo Sena e Curica, que faziam parte dos Mestres da Guitarrada, com o saudoso Mestre Vieira, tocam suas músicas com novo fôlego de arranjos feitos por uma nova geração de músicos influenciados por eles.

Dia 11, o Sonido Sessions apresenta Strobo + STRR, uma fusão moderna de música eletrônica de STRR com um duo que também flerta com o orgânico. Félix Robatto e Tamboiaras, que terá episódio exibido no dia 18, tem a mistura da guitarrada de Félix com os tambores de carimbó das Tamboiaras, grupo percussivo formado exclusivamente por mulheres. E o último episódio, no dia 25, traz o duo Guitarrada das Manas em um flerte com o tecnobrega do DJ Waldo Squash, ex-integrante da Gang do Eletro, numa fusão inédita e interessante.

Guitarrada das Manas e DJ Waldo Squash | Foto: Isabella Moraes

Todos os featurings do Sonido Sessions são shows exclusivos, que partiram do convite da produção do Festival para que realizassem um encontro em que a unidade sonora e conceitual resultasse em shows únicos e com resultados inéditos, mostrando assim a cara da música instrumental amazônica em suas mais variadas formas.

Leia mais:

Ação social

O Festival Sonido Sessions possui também o objetivo de dar visibilidade para as arrecadações da Associação Comunitária da Passagem Limoeiro (ACPL), associação que surgiu no Bairro do Jurunas (Belém do Pará) ainda nos anos 70. A doação vai ser realizada pelo Sympla, plataforma oficial de vendas da Se Rasgum Produções.

 

Escrito por Rafa Ventura

Vovó Xuxa? João Figueiredo quer ter muitos filhos com Sasha

Doc de Juliette ganhará episódio extra focando na música