in

Festival MUCHO! anuncia programação com Alceu, Drexler e Lenine

O evento acontece a partir desta quarta-feira (21) até o dia 24, com shows e mesas redondas

Fotos: Divulgação

A 5º edição do Festival MUCHO!, encontro latino-americano de música, acontece a partir desta quarta-feira (21) até o dia 24. O evento multi-linguagem visa celebrar, divulgar e consolidar a atual produção artística da América Latina sobre o tripé da diversidade, integração e respeito. O festival busca romper as barreiras do estereótipo latino e será transmitido gratuitamente através do canal oficial do evento no YouTube e retransmitido na plataforma Vivamos Cultura do Ministério de Cultura de Buenos Aires.

“O Festival MUCHO! vem para ocupar os meios virtuais para subverter, pelo menos por alguns instantes, essa sensação de solidão que estamos atravessando”, conta Felipe França, organizador do evento e diretor da Difusa Fronteira, Núcleo de Integração Cultural Brasil América Latina.

Além dos tradicionais shows com artistas de diversos países latino americanos, esta edição do evento apresentará seis mesas de bate papo, entre os dias 21 e 23, onde produtores culturais, músicos e agentes públicos debaterão sobre o poder transformador da união de nosso continente através de conversas sobre a construção de carreira e identidade musical na América Latina, potencial da música e cultura latinas como sanção e cura e muitos outros assuntos (confira abaixo a programação completa).

“A música tem o poder catártico de transformar e inspirar, de propor e de sanar. Além disso, traz consigo a imensa qualidade de desrespeitar quaisquer fronteiras. Propor um festival cuja as bandeiras principais são a fraternidade e integração de nosso continente através da arte, é um transparente manifesto de empoderamento e reivindicação da coletividade, da união de povos e culturas”, revela Felipe.

A curadoria do line-up é assinada por Hernan Halak, sócio-diretor do Festival MUCHO!, que traz nesta edição nomes como Lenine, Jorge Drexler, Alceu Valença, Josyara e muitos outros nomes.

“Junto com Felipe acompanhamos toda a produção musical que acontece na América Latina, sabendo também da relevância que os artistas de fora tem aqui no Brasil e vice-versa. O fato de que nossas produtoras desenvolvem as carreiras de artistas nacionais e internacionais, faz que recibamos constantemente propostas artísticas incríveis que nos ajudam a escolher nosso line-up”, revela “Temos muito orgulho em trazer artistas tão importantes e criativos para o Festival”, completa.

Confira a programação completa do Festival MUCHO!

Quarta-feira (21/04) – Capítulo 1 “A Solidão da América Latina”

Mesa 1, às 18h
“A construção da identidade latinoamericana: Turismo e Cultura nas grandes capitais”
Como desenvolver políticas a longo prazo em cidades cosmopolitas e destaque na América Latina pelo seu histórico tanto cultural como turístico.
Participam:
Salomé Olarte (Idartes – Bogotá)
Vander Lins (SMDET – São Paulo)
Mediação: Mariana Soares (Instituto SOMA)

Mesa 2, às 19H10
“Como derrubar muros e criar pontes através da circulação artística”
Nessa mesa o objetivo é levantar cases e experiências da construção da carreira de artista além das fronteiras do seu país natal, principalmente na América Latina.
Participam:
Carlos Taran (Produtora Music Tour)
Ricardo Rodrigues (Let´s Gig)
Ana Almeida (Produtora Babel Produções)
Mediação: Patricktor4 (CALOOR record)

Quinta-feira (22/04) – Capítulo 2: “O grande alvoroço”

Mesa 3, às 18h
“Música, Espiritualidade e América Latina”
Nesta mesa mergulharemos no real potencial da música e da cultura em geral como sanação e cura. Qual o real poder transformador da criação artística?
Participam:
Ju Strassacapa (Francisco el Hombre, Lazuli)
Pedro Canale (Chancha Via Circuito)
Dudu Marote (Xaxim, produtor musical)
Mediação: Mayra Rizzo

Mesa 4, às 19h20
“Diários de Motocicleta: Como circular pela América Latina sem um tostão no bolso”
Nessa mesa nosso objetivo é compartilhar histórias reais dos desafios e recompensas de cair na estrada para levar a música além das fronteiras, mesmo com limitação orçamentária.
Participam:
Mateo (Francisco el Hombre, BABY)
Noubar Sarkissian (Čao Laru)
LaBaq
Mediação: Fabiane Pereira (Papo de Música)

Sexta-feira (23/04) – Capítulo 3: “Invenções Insólitas”

Mesa 5 – às 18h
“Quem faz a caravana rodar: por dentro da equipe técnica da Francisco El Hombre”
Dia de abrir a porta de casa e revelar o backstage da banda Francisco, el Hombre. Nesta mesa inédita a equipe técnica da banda revela o processo criativo por trás das demandas técnicas e compartilha as experiências da estrada.
Participam:
Nina Souza (Road Manager)
Luiza Ventura (Iluminadora)
Bia Wolf (Rodie, Diretora de Palco)
Luan Casado (Técnico De Som)
Mediação: Tony Aiex (Tenho Mais Discos Que Amigos!)

Mesa 6 – às 19h20
“As músicas que embalaram o continente”
Um guia para todos aqueles que queiram conhecer mais sobre a música do nosso continente e as bandas mais influentes da América Latina.
Participam:
Fernando Rosa (Portal Senhor F)
Gabriel Plaza (RedPem)
Mediação: Miguel Arcanjo (Blog do Arcanjo)

Sábado (24/04), a partir das 16h:

Bate papo entre Lenine e Drexler
Show Escalandrum (Argentina)
Show Josyara (Brasil)
Show Jorge Drexler (Uruguai)
Show Lenine (Brasil)

Domingo (25/04), a partir das 16h:

Show Cao Laru (Brasil)
Show Sofia Viola (Argentina)
Show Yusa (Cuba)
Show Perotá Chingó (Argentina)
Show Alceu Valença (Brasil)