in

Festival FARO celebra artistas com encontros musicais inéditos em edição virtual

Divulgação/Festival FARO

Divulgação/Festival FARO

Marcado entre os dias 14 e 18 de setembro, o Festival FARO terá como sede o estúdio do LabSonica, laboratório de experimentação sonora do Oi Futuro. É de lá que serão transmitidos os dez shows que compõem a programação. O público poderá acompanhar as apresentações por meio da página do FARO no Facebook e do canal Papo de Música, no YouTube.

O programa de rádio FARO – transmitido semanalmente na MOOD FM (104.5 FM) e comandado pela jornalista Fabiane Pereira – celebra a música brasileira e fortalece os primeiros passos de artistas nacionais há 12 anos.

Nesse momento em que a pandemia do novo coronavírus acertou em cheio a produção artística e interrompeu de forma abrupta a agenda de shows ao vivo de uma cena independente que fomenta parte do cenário musical da cidade do Rio de Janeiro, o programa se faz mais do que necessário. Por isso, o FARO opta por adaptar a sétima edição do seu festival para uma versão online.

“O FARO é mais que um programa de rádio, ele é uma bandeira que defendo desde que criei a MPB FM: o da democratização midiática no dial”, afirma a empresária Ariane Carvalho, proprietária da marca FARO e apoiadora financeira desta edição.

“O programa busca compreender as forças que constituem o atual cenário da música brasileira do Oiapoque ao Chuí. Por conta das limitações causadas pelo coronavírus, este ano, o festival vai amplificar as vozes de artistas cariocas, evitando assim os deslocamentos geográficos”, explica Fabiane Pereira, apresentadora do FARO.

Assim como nos anos anteriores, a 7ª edição do evento vai celebrar os encontros musicais ao propor uma diversidade de olhares, vozes, perspectivas e sentidos, sobretudo musical.

Com uma curadoria formada pela direção artística da rádio MOOD FM, pelo diretor da Uhuuu Music Management, João Severo, por Ariane Carvalho e, claro, pela curadora do FARO, Fabiane Pereira, dez artistas que vêm se destacando nos últimos anos na cena musical carioca vão marcar presença na programação do evento: Anderson PrimoCaio PradoCaruLuciane DomJulia MestreMariana VolkerMarina ÍrisPietáTroá e Victor Mus. A cada dia de festival, uma dupla de artistas irá se apresentar. Eles ainda farão um número musical juntos.

Segunda, dia 14 de setembro, abrindo a 7ª edição do festival, a banda Pietá, formada pelo power trio de músicos Frederico Demarca, Juliana Linhares e Rafael Lorga, se apresenta na mesma noite da cantora Marina Íris, que recentemente lançou seu segundo e elogiado disco, Voz Bandeira.

Na terça, quem se apresenta é a cantora Luciane Dom e o cantor Caio Prado. Com vozes potentes e estilos diferentes, a noite promete muito soul contemporâneo. Já na quarta, dia 16, Victor Mus abre a noite e na sequência a cantora Caru, baiana radicada no Rio de Janeiro. Na quinta é a vez de Anderson Primo apresentar ao público as canções de seu EP de estreia, Ocê, Oceano e de Julia Mestre soltar a voz com suas composições que misturam gêneros musicais diversos.

Encerrando o quinto dia de festival, na sexta, dia 18 de setembro, o duo feminino Troá e a cantora Marina Volker se apresentam no palco do evento que já recebeu inúmeros artistas que hoje estão estabelecidos na cena musical contemporânea.

O Festival Faro será exibido, das 20h às 22h, simultaneamente, na página do programa no Facebook e no canal Papo de Música no Youtube. Já o programa Faro é transmitido todos os domingos, em 104.5 FM, das 21h às 22h.

 

 

Serviço:  7a edição do Festival Faro / on-line

Datas: 14 a 18 de setembro de 2020 (de segunda a sexta)

Dia 14 de setembro (segunda-feira): Pietá + Marina Íris

Dia 15 de setembro (terça-feira): Luciane Dom + Caio

Dia 16 de setembro (quarta-feira): Victor Mus + Caru

Dia 17 de setembro (quinta-feira): Anderson Primo + Julia Mestre

Dia 18 de setembro (sexta-feira): Troá + Marina Volker

Horário 1º show: 20h

Horário 1º show: 20h40

Local das apresentações: LabSonica – Laboratório de experimentação sonora do Oi Futuro (RJ)

Transmissão on-line: Fanpage do FARO + Papo de Música no Youtube

Mais informações: @farompb (Twiiter + Facebook + Instagram)

Apoio Cultural: UBC (União Brasileira dos Compositores)